Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388

Palavras-chave:

Ensino de inglês. Políticas Educacionais. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas.

Resumo

O presente estudo abarca o ensino de Língua Inglesa na escola pública pautado pelas políticas educacionais e, de certo modo, acerca dos aspectos que envolvem a formação docente por meio da reflexão sobre a ação. A pesquisa teve como objetivo analisar o percurso e os desafios docentes enfrentados mediante a proposição das políticas educacionais referentes ao ensino de inglês na escola pública estadual em uma perspectiva autobiográfica. Dada a relevância da pesquisa, selecionamos: o estado do conhecimento; a análise documental; a escrita de narrativas pela própria pesquisadora. Como forma de ancorar este estudo, foi delineada uma análise crítico-reflexiva das instabilidades e contrariedades apresentadas pelas políticas educacionais vigentes e anteriores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa no contexto da escola pública estadual. Ademais, foram apresentados exemplos práticos nas narrativas a fim de comprovar que o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública pode e deve ocorrer, se respeitadas as singularidades de cada estudante a partir do protagonismo estudantil pautado na afetividade e na empatia. A partir daí, tornou-se evidente a necessidade de o professor ter vez e voz no ambiente escolar, não somente mediante as intervenções pedagógicas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Érica Gois Nicochelli, Universidade do Oeste Paulista

Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Professora de Língua Inglesa da Educação Básica nas redes estadual e municipal. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em “Políticas e práticas de formação de professores: uma investigação em torno de sua capacidade de responder aos novos desafios docentes”.

Cristiano Amaral Garboggini Di giorgi, Universidade do Oeste Paulista

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em “Políticas e práticas de formação de professores: uma investigação em torno de sua capacidade de responder aos novos desafios docentes”. 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

NICOCHELLI, Érica G.; DI GIORGI, C. A. G. Trajetória de uma professora de inglês em meio a orientações e políticas contraditórias. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 371–388, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p371-388. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10988. Acesso em: 28 mar. 2024.