Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54Keywords:
(Auto)biografia, Epistemologia meta-disciplinar, Sujeito de conhecimentoAbstract
Este texto apresenta uma tentativa de delimitar os contornos atuais e as possíveis aberturas do uso da (auto)biografia nos campos da educação, formação, saúde, social, recursos humanos em empresas, seja quais forem as formas metodológicas e as maneiras de dar a ver (as artes incluídas) que serão proporcionadas por pesquisadores, autores, professores e formadores. As funções construídas referem-se às premissas de uma epistemologia meta-disciplinar do sujeito de cognição que ainda precisa ser construído pelas novas gerações.
Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A aventura do diálogo (auto)biográfico: narrativa de si/narrativa do outro como construção epistemo-empírica. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; CUNHA, Jorge Luiz; VILLAS BÔAS, Lúcia. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: diálogos epistêmico-metodológicos. Curitiba: CRV, 2018a. p. 25- 49.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Do Paradigma Tecnicista à Aventura (Auto)biográfica – Narrativa de uma Pesquisadora em Educação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Nova Aventura (Auto)biográfica – Tomo II. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018b. p. 393-340.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Fontes orais, escritas e (áudio)visuais em pesquisa (auto)biográfica: palavra dada, escuta atenta, compreensão cênica. O studium e o punctum possíveis. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica, Fontes e Questões. Curitiba: CRV, 2014. p.57-77.
ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto) biográfica - tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 201-224.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto análise. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
BOURDIEU, Pierre. A Ilusão Biográfica. In: Ferreira, Marieta de Moraes; Amado. Janaína (Orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 1996. p. 183-191.
CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; ARAÚJO, Mairce da Silva (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica, Fontes e Questões. Curitiba: CRV, 2014. p.27-37.
CATANI Denice Barbara. A autobiografía como saber e a educação como invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. ediPUCRS, 2006. p.77-88.
CATANI, Denice Barbara; VICENTINI, Paula: Lugares sociais e inserção profissional: o magistério como modo de vida nas autobiografias de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 267- 291.
FRANÇOIS, Julien François. Une Seconde Vie, Paris: Grasset, 2017.
GOMEZ, Luis. A mestiçagem entre o enraizamento e a transmigração: pensar a narrativa autobiográfica como espaço de encontro. In: SOUZA, Elizeu Clementino; BRAGANÇA. Inês Ferreira de Souza (Orgs.). Memória, Dimensões Sócio-históricas e Trajetórias de Vida. Porto Alegre: ediPUCRS, 2012. p. 173-192.
GOMEZ, Luis. L’écriture performative ou la génétique d’un rapport à l’écriture en recherche à la première personne. In: GALVANI, Pascal. et alii (Orgs.). Recueil de textes méthodologiques de la maîtrise en études des pratiques psychosociales. Québec à Rimouski: Université du Québec. Comité des programmes d’études supérieures en psychosociologie. 2012. p. 101-113.
GOMEZ, Luis. Un ailleurs autobiographique pour écrire la vie. In: GOMEZ, Luis et alii (Orgs). La Vie au cœur des histoires de vie. Québec: Les éditions Ibuntu, 2017. p. 123-145.
JOSSO, Marie-Christine. Les récits de vie et de formation sont-ils une ressource inépuisable? Postface in: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.).Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 255 -258.
JOSSO, Marie-Christine. A metanoia: um processo biográfico de mudança de paradigma in: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alii (Orgs). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo III. ediPUCRS, Porto Alegre: 2017. p. 319-354.
JOSSO, Marie-Christine. Processo autobiográfico do conhecimento da identidade evolutiva singular-plural e o conhecimento da epistemologia existential. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; BARREIRO, Cristhianny Bento (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo I. Porto Alegre: ediPUCRS, 2016. p. 59-89.
JOSSO, Marie-Christine. Proceso autobiográfico de (trans)formación identitaria y de conocimiento de sí. Revista Mexicana de investigacion educative, Autobiografía y educación: tradiciones, diálogos y metodologías. Mexico, Número 62, p. 104-120,Volumen XIX, sept 2014. http://www.comie.org.mx/v1/revista/portal.php?idm=es&sec=SC01.
JOSSO, Marie-Christine. Fecundação mútua de metodologias e de saberes em pesquisa-formação experiencial. Observações fenomenológicas de figuras do acompanhamento e novas conceituações. In: PASSEGGI, Maria Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodologias da pesquisa (auto) biográfica - Tomo II. Porto Alegre/Natal/Salvador: ediPUCRS/EDUFRN/EDUNEB - coleção Pesquisa (auto) biográfica: temas transversais, 2012. p. 113-146.
JOSSO, Marie-Christine. Il corpo biografico. Corpo parlato, corpo parlante. In: ANGELI, Franco (Org.). Ma di che corpo parliamo, i saperi incorporati nell’educazione e nella cura, a cura de Ivano Gamelli. Colleziona i territori dell’educazione, Milano: 2012. p. 135 -145.
JOSSO, Marie-Christine. Expériences de vie et formation, Préface de Gaston Pineau, Paris: Ed. L'Harmattan, 2011a.
JOSSO, Marie-Christine. Praxis biográficas y saberes antropológicos: buscando puntos de apoyos favorecedores de una ´evolutividad` singular-plural. Revista Cuestiones Pedagógicas, Univ. de Sevilla, Fac. de Filosofía y Ciencias de la Educación, nº 20, p. 55-68, 2011b.
JOSSO, Marie-Christine. As narrações do corpo nos relatos de vida e suas articulações com os vários níveis de profundidade do cuidar de si. In: VICENTINI, Paula Perin; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2010a. p. 171-192. Serie: Artes de viver, conhecer e formar.
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2010b.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 3ª ed., São Paulo: PAULUS; Natal: EDUFRN. 2010c.
JOSSO, Marie-Christine. A interculturalidade em questão. In: LECHNER, Elsa (Org). Histórias de vida: olhares interdisciplinares. Porto: Edições Afrontamento, 2009a. p. 25-47.
JOSSO, Marie-Christine. A imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica com suporte de conscientização das fições verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES, Lúcia; EGGERT, Edla; KUREK, Deonir Luis. (Orgs). Essas coisas do imaginário...diferentes abordagens sobre narrativas autoformadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber livro, 2009b. p 118 – 146.
JOSSO, Marie-Christine. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singular-plural. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org). Tendências da pesquisa (auto) biográfica. São Paulo: Editora Paulus, 2008a. p. 23-50.
JOSSO, Marie-Christine. A realização do ser humano como processo de transformação da consciência - ensinar, acompanhar e aprender: um mesmo desafio para uma vida em ligação. In: TRAVERSINI, Clarice et alii (Orgs). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: ediIPUCRS, 2008b. p. 17-58.
JOSSO, Marie-Christine. As instâncias da expressão do biográfico singular plural. Junção de uma abordagem intelectual à abordagem sensível na busca de doações do corpo biográfico. Prefácio. O sujeito sensível e renovação do eu. São Paulo: Editora Paulus/Centro Universitário São Camilo, 2008c. p. 13-40.
JOSSO, Marie-Christine. A formação na perspectiva biográfica como processo de construção do sujeito e de suas identidades. In: BOIS, Danis; HUMPICH, Marc; JOSSO, Marie-Christine (Orgs). O sujeito na educação e Saúde, desafios na contemporaneidade. São Paulo: Edições Loyola/ Centro Universitário São Camilo, 2007. p. 105-129.
JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos socioculturais e projetos de vida na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2006. p. 21-40.
KABUTA, Jean. De la connaissance à l’éveil de soi. Bruxelles/Bern: Peter-Lang. PIE, 2010.
LATHOUD, Ingrid. La migration comme processus de transformation et de construction de soi. In: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 119 -132.
LERAY, Christian; HAMEY-WAROU. O crisol intercultural das histórias de vida dos migrantes. Estudos biográficos de Znaniecki e Thomas para narrativas migrantes em torno de palavreado. In: SLOWIK, Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 159-170.
MORIN, Edgar. Connaissance de la connaissance. Paris: Le Seuil, coll. "Points", 1986
PASSEGGI, Maria da Conceição. De la “ilusión” a la “conversión” biográfica: un debate sobre el trayecto de Pierre Bourdieu com las Historias de Vida. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BOLÍVAR, Antonio (Orgs.). La Investigación (Auto)Biográfica en Educación: miradas entre Brasil y España. Porto Alegre/Granada: ediPUCRS/Editorial Universidad de Granada, 2014. p. 226-242.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN, 2008a. p. 27-42.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Mediação biográfica: figuras antropológicas do narrador e do formador. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo/Natal: Paulus/EDUFRN, 2008b. p. 43-59.
PERES, Lúcia Maria Vaz; ASSUNÇÃO, Alexandre Vergínio. A narrativa de si como mestra do autoconhecimento: leituras a partir do imaginário. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) (Auto)biografia e formação humana. SãoPaulo/Natal: PAULUS/EDUFRN, 2010. p. 139-158.
SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoeur e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.) (Auto)biografia e formação humana. SãoPaulo/Natal: PAULUS/EDUFRN, 2010. p. 109-119.
SCHMUTZ, Catherine. 100 ans après le paysan polonais, comment compte-t-on la migration? In: Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino de (Orgs.). Approches (auto)biographiques et nouvel essai de transitions vitales: ascensions sans précédent pour la vie. Paris: L´ Harmattan, 2019. p. 39-57.
SLOWIK Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino. Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019.
SOUSA, Cynthia Pereira. A perpectiva do gênero nos estudos sobre narrativas autobiográficas. In: PASSEGGI, Maria Conceição (Org), Tendências da pesquisa (auto)biográfica. PAULUS/EDUFRN, 2008. p. 317-334.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Maladie chronique et apprentissages biographiques: modes de vie, de résistance et pouvoir d’agir. In: SLOWIK Aneta; RYWALSKI, Patrick; SOUZA, Elizeu Clementino. Approches (auto)biographiques et nouvelles épreuves de transitions. Paris: L’Harmattan, 2019. p. 159-170.
SOUZA, Eliseu Clementino de. Autobiografía como acontecimento: vida, pesquisa e formação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alii (Orgs.). A nova aventura (auto)biográfica - Tomo III, ediPUCRS, Porto Alegre. 2018. p. 107-139.
SOUZA, Elizeu Clementino. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: ediPUCRS, 2006. p. 135-147.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si, as narrativas de formação e o estágio: reflexões teórico-metodológicas sobre uma abordagem experiencial de formação inicial de professores. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica - Teoria e Empiria. Porto Alegre: ediPUCRS, 2004. p. 387-417.
VINCENTINI, Paula Perin; GALLEGO Rita de Cássia. Narrativas de professoras, vozes esquecidas e uma escuta sensível: os dilemas da profissão frente aos novos tempos de ensinar e aprender. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto et alli (Org.). A nova aventura (auto)biográfica -Tomo III, EdiPUCRS, Porto Alegre. 2018. p. 355-383.