Narrativas de experiências na não-binaridade: discutindo gênero, identidades e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p504-520Keywords:
gênero, não-binaridade de gênero, identidades, diferenças, narrativasAbstract
O artigo, baseado em uma pesquisa de mestrado em educação, tem como objetivo discutir questões relacionadas a gênero, binaridade e não-binaridade de gênero, identidades e diferenças, a partir de excertos das narrativas de três jovens que se identificam como pessoas não-binárias, construídas a partir de entrevistas-narrativas durante os anos de 2016 e 2017. Com as narrativas selecionadas, analisa-se como os sujeitos vão construindo identidades e diferenças, tendo como parâmetros os mecanismos instituídos pelas normas binárias de gênero; como os sujeitos expressam em seus corpos a identificação e a diferenciação em relação à matriz de inteligibilidade binária de gênero; e, por fim, as experiências de desconforto e violências experienciadas pelos sujeitos, que negociam seus modos de ser, agir, sentir e pensar na relação com outros.
Downloads
References
ANDRADE, Marcelo. Educação e tolerância: articulações éticas e pedagógicas possíveis. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30., 2007, Caxambú, MG. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT17-3672--Int.pdf>. Acesso em: 17 out. 2018.
ARZOLA, Daniel. No soy tu chiste. 2013. Disponível em: <http://nosoytuchiste.tumblr.com/>. Acesso em: 20 jun. 2018.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BRITZMAN, Deborah P. O que é esta coisa chamada amor – identidade homossexual, educação e currículo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 21, p. 71-96, 1996.
BUTLER, Judith. Como os corpos se tornam matéria. Entrevista a Baukje Prins e Irene C. Meijer. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 155-167, jan. 2002.
______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
______. Regulações de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 42, p. 249-274, jan./jun. 2014.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
______. As palavras e as coisas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Ditos e Escritos I: Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
______. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade. Verve, São Paulo, n. 5, p. 260-277, 2004. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/verve/article/view/4995/3537>. Acesso em: 18 jun. 2018.
HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HERMANN, Nadja. A questão do outro e o diálogo. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 19, n. 57, p. 477-493, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n57/v19n57a11.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer – uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8639.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2019.
MARTUCCELLI, Danilo. Grammaires l’Individu. Paris: Gallimard, 2003.
MUYLAERT, Camila Junqueira; SARUBBI JÚNIOR, Vicente; GALLO, Paulo Rogério; ROLI NETO, Modesto Leite; REIS, Alberto Olavo. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. 2, p. 184-189, 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/103125/101472>. Acesso em: 10 abr. 2018.
SEGURADO, Rosemary. Por uma estética da reexistência na relação entre arte e política. In: CHAIA, Miguel. (Org.). Arte e política. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007. p. 41-58.
SQUIRE, Corinne. O que é narrativa? Civitas – Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 2, p. 272-284, 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/17148/11473>. Acesso em: 10 abr. 2018.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 7-72.