A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926

Keywords:

Formação de educadores. Narrativas autobiográficas. Educação especial. Educação inclusiva. Transtorno do espectro do autismo.

Abstract

Abstract: The challenges observed in the process of including students with disabilities in ordinary schools suggest the need to develop proposals for the training of teachers and other education professionals that are able to promote reflections on the experiences lived by them and the concepts that underlie their actions. In this context, we developed a study in order to understand how the writing and sharing of autobiographical narratives enable the re-elaboration of the educators’ perceptions about the school inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD). This study is part of a doctoral research characterized as research-training. We held ten on-line training meetings with 29 professionals from a state school that serves students in the final years of elementary and high school. Analyzing the data based on the evidentiary paradigm, we observed that the possibility of each narrative to be interpreted under different approaches and the diversity of aspects addressed in the narratives provided the participants of the meetings with opportunities for reflection and re-elaboration of the meanings attributed to their experiences. We conclude that training proposals based on the work with autobiographical narratives by educators can mobilize new ways of signifying the challenges and possibilities present in the context of inclusive education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cibele Moreira Monteiro, Universidade São Francisco (USF) / Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Professora da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Membro do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente. 

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (1989), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1996 e 2001). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF. Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

References

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BISOL, Cláudia Alquati; PEGORINI, Nicole Naji; VALENTINI, Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 1, p. 87-100, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6804/4367. Acesso em: 8 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 30 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 2 jan. 2021.

BRUNER, Jerome. A construção narrativa da realidade. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, n. 1, p. 1-21, 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome_A_ constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade. Acesso em: 4 jan. 2021.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 1, p. 133-147, jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/ article/view/2526. Acesso em: 7 jan. 2021.

DUEK, Viviane Preichardt. Formação continuada: análise dos recursos e estratégias de ensino para a educação inclusiva sob a ótica docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 2, p. 17-42, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v30n2/02.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

FRAUENDORF, Renata Barroso de Siqueira et al. Mais além de uma história: a narrativa como possibilidade de autoformação. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 21, n. 3, p. 351-361, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2908/2358. Acesso em: 7 jan. 2021.

FREITAS, Ana Paula de. A narrativa (auto)biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento de alunas de Pedagogia no contexto da educação inclusiva. In: BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho (org.). Narrativas e psicologia da educação: pesquisa e formação. São Paulo: Terracota, 2019. p. 43-66.

FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacelar. “Olhar” e pensar o ensino para alunos com deficiência: os saberes produzidos em contexto colaborativo. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 34, n. 34, p. 143-159, 2016. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/ index.php/rleducacao/article/view/5821. Acesso em: 9 jan. 2021.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O papel da universidade no contexto da política de educação inclusiva: reflexões sobre a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 23, n. 38, p. 345-356, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/2095/1444. Acesso em: 8 jan. 2021.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, ano 30, n. 63, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84806302. Acesso em: 4 jan. 2021.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 57-76.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. A formação de professores para a educação inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n93/0101-3262-ccedes-34-93-0207.pdf. Acesso em: 9 jan. 2021.

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Escola como espaço para a diversidade e o desenvolvimento humano. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p. 1223-1240, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n137/1678-4626-es-37-137-01223.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Condições para o ingresso e permanência de alunos com deficiência na escola. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 191-205, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v34n93/0101-3262-ccedes-34-93-0191.pdf. Acesso em: 9 jan. 2021.

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Confrontando a norma: modos de participação de crianças com transtorno do espectro do autismo na escola. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 3, p. 111-120, set./dez. 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/

view/709/308. Acesso em: 15 ago. 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4.256/2020. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Educação, 2020. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4256-20-r%20-%20Public.10-01-20.p

df.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida; MOREIRA, Kátia Gabriela. Todos juntos somos fortes: compartilhando narrativas pedagógicas de professoras que ensinamaprendem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 12, n. 30, p. 519-537, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/ article/view/9616/7172. Acesso em: 17 jan. 2021.

NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no Projeto Prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 143-175.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 211-229, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a02.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

PADILHA, Anna Maria Lunardi; SILVA, Régis Henrique dos Reis. Pedagogia histórico-crítica e a educação escolar das pessoas com deficiência. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp. 1, p. 103-125, dez. 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8291/pdf. Acesso em: 9 mar. 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (org.). Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697/6351. Acesso em: 30 dez. 2020.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza et al. Percursos de um grupo de pesquisa-formação: tensões e (re)construções. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n236/14.pdf. Acesso em: 14 jan. 2021.

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, Curitiba, n. 33, p. 143- 156, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n33/10.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

PLETSCH, Márcia Denise. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 29, n. 1, p. 57-70, jan./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9357/7600. Acesso em: 10 jan. 2021.

PREZOTTO, Marissol; FERREIRA, Luciana Haddad; ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. Sobre águas e meninos: formação de professores numa perspectiva histórico-cultural. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 1, n. 3, p. 20-33, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/313888128_sobre_aguas_e_meninos_formacao_de_professores_numa_perspectiva_historico-cultural. Acesso em: 8 jan. 2021.

SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, Campinas, ano 21, n. 71, p. 45-78, jul. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v21

n71/a03v2171.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.

VENÂNCIO, Ana Carolina Lopes; CAMARGO, Denise de. Grupos de apoio entre professores e a inclusão escolar: práticas colaborativas de docência no atendimento à diversidade. In: CAMARGO, Denise de; FARIA, Paula Maria Ferreira de (org.). Vigotski e a inclusão: contribuições ao contexto educacional. Curitiba: Travessa dos Editores, 2018. p. 121-139.

VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas V: fundamentos de defectología. Madrid: Visor Distribuciones, 1997.

VYGOTSKI, Lev Semiónovich. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Machado Grupo de Distribución, 2012.

Published

2021-12-24

How to Cite

CIBELE MOREIRA MONTEIRO; FREITAS, A. P. de . A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 910–926, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11173. Acesso em: 21 nov. 2024.