A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926

Palavras-chave:

Formação de educadores. Narrativas autobiográficas. Educação especial. Educação inclusiva. Transtorno do espectro do autismo.

Resumo

Os desafios observados no processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns indicam a necessidade de desenvolvimento de propostas de formação de professores e demais profissionais da educação que sejam capazes de promover reflexões acerca das experiências vividas por eles e das concepções que fundamentam suas ações. Nesse contexto, desenvolvemos um estudo com o objetivo de compreender como a escrita e o compartilhamento de narrativas autobiográficas possibilitam a reelaboração das percepções de educadores acerca da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro do autismo (TEA). Esse estudo integra uma pesquisa de doutorado caracterizada como pesquisa-formação. Realizamos dez encontros formativos on-line com 29 profissionais de uma escola estadual que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Analisando os dados com base no paradigma indiciário, observamos que a possibilidade de cada narrativa ser interpretada sob diferentes enfoques e a diversidade de aspectos abordados nas narrativas proporcionaram aos participantes dos encontros oportunidades de reflexão e de reelaboração dos sentidos atribuídos a suas experiências. Concluímos que propostas formativas embasadas no trabalho com narrativas autobiográficas de educadores podem mobilizar novos modos de significar os desafios e as possibilidades presentes no contexto da educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Cibele Moreira Monteiro, Universidade São Francisco (USF) / Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF). Professora da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Membro do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente. 

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas (1989), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1996 e 2001). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco – USF. Bolsista Produtividade CNPq nível 2.

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

CIBELE MOREIRA MONTEIRO; FREITAS, A. P. de . A (trans)formação de educadores por meio do trabalho com narrativas no contexto inclusivo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 910–926, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p910-926. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11173. Acesso em: 19 abr. 2024.