Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Narrativa (Auto)biográfica

Resumo

Este artigo versa sobre a experiência da gestão escolar numa unidade da rede municipal de ensino em Salvador (BA) visando tornar a inclusão de estudantes com deficiência uma ação concreta e em permanente construção. Em 2020, a gestão tem buscado se articular da melhor forma, a fim de dar apoio efetivo a estudantes com deficiência e seus familiares, pois o isolamento social para conter a Pandemia do COVID-19 deixou o grupo ainda mais vulnerável no atendimento de suas especificidades. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo Relato de Experiência contempla a narrativa (auto) biográfica de uma gestora, a partir de registros feitos entre 2018 e 2019, às quais resultaram em estratégias voltadas a fomentar a educação numa perspectiva inclusiva. O acolhimento e acompanhamento de estudantes e familiares a partir da interrupção de aulas presenciais foi mantido e ampliado nesta unidade. Conclui-se que a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão em 2019, dentre outras medidas, favoreceu o acompanhamento da família pela escola no contexto da Pandemia. As crianças de modo geral, mesmo em suas casas, continuam a realizar atividades, porém a gestão tem procurado estar atenta às necessidades educacionais específicas de cada aluno com deficiência.

 

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Souza Itaborai, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga, lotada na Prefeitura Municipal de Salvador, na Escola Municipal Agnelo de Brito. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

Cláudia Paranhos de Jesus Portela, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus I – Salvador. Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB (Coordenadora).

Cristina de Araújo Ramos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação.  Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação (Seduc) de Feira de Santana (BA). Membro do grupo de pesquisa: Educação Especial, Inclusiva e diversidade (Educid) do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

ITABORAI, F. C. S.; PORTELA, C. P. de J.; REIS, C. de A. R. Gestão escolar e pandemia: caminhos para uma educação inclusiva . Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 328–344, 2021. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p328-344. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9198. Acesso em: 18 abr. 2024.