Memórias de professoras: tecendo ‘cineconversas’ com o incrível exército de brancaleone
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1577-1594Palavras-chave:
Memórias de professoras, ‘Cineconversas’, Cotidianos escolares, Redes educativasResumo
Ao tecer ‘cineconversas’, com O incrível exército de Brancaleone, três professoras ‘atualizam’ o filme que traz, de forma satírica, entre outros temas, a peste ‘negra’, na Europa. As ‘artes dos fracos’ e as ‘táticas do fazer crer’, questões pertinentes ao artigo e presentes na obra de Certeau, interessam às pesquisadoras que conversam através de experiências com o filme escolhido em função do paralelo com a Pandemia de 2020. As conversas com imagens e sons são problematizadas, a partir das ideias de Deleuze sobre cinema. O artigo possui três momentos: o primeiro traz lembranças de uma jovem (futura professora), que relembra o impacto causado pelo filme em sua estreia, em 1967, no Rio de Janeiro. A partir daí, são as reminiscências de uma professora, que usa o mesmo filme em projetos de Cinema e História, por volta dos anos 2000, que dão o tom à narrativa. Finalmente, uma terceira professora que não conhecia o filme, se propõe a assisti-lo e a pesquisar na internet matérias de divulgação e críticas, evidenciando uma prática de leitura cada vez mais frequente em nossos dias.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In. OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
ALVES, Nilda; FERRAÇO, Carlos Eduardo. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
____________; ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas conversas acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira e SÜSSEKIND, Maria Luiza (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CVR, 2019.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
BRANDÃO, Vera M. A. T. Labirintos da memória: quem sou eu? São Paulo: Paulus, 2008.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
____________. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer – 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo (Cinema 2). São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento (Cinema 1). São Paulo: Brasiliense, 1985.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Os personagens conceituais. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, p. 75-102.
____________; ____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
MORAIS, Edenilson. O incrível exército de Brancaleone – Uma sátira da cavalaria medieval europeia. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com/2009/09/o-incrivel-exercito-de-brancaleone-uma.html. Acesso em: 20 Jul. 2020.
O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE. Filme dirigido por: Mario Monicelli. Com: Vittorio Gassman, Catherine SpaakFolco Lulli, Gian Maria Volonté. Itália, 1967, colorido, 124 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lCzH0LMRs98. Acesso em 20 jul. 2020. (Filme).
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. 1. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 47-70.
PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Orgs.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
SOUZA, Elizeu Clementino; RIBEIRO, Neurilene Martins. As cartas e as histórias de vida: dilemas e aprendizagens da docência em língua portuguesa. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa (Org.). Narrativa: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.
WILDER, Laura Ingalls. A casa na floresta. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.
_______. Às margens da lagoa prateada. Rio de Janeiro: Editora Record, 1963.