Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888Palavras-chave:
Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, Docência UniversitáriaResumo
O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.
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