Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888

Palavras-chave:

Narrativas (Auto)biográficas, Formação de Professores, Docência Universitária

Resumo

O artigo aborda de forma reflexiva o estudo sobre a prática pedagógica desenvolvida no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Setor Litoral, no módulo de Projeto de Aprendizagem. O objetivo do trabalho foi construir uma prática pedagógica de pesquisa-formação com a utilização das narrativas (auto)biográficas como estratégia de ensino e pesquisa-formação dos sujeitos do processo, além de identificar elementos significativos das trajetórias dos estudantes ingressantes no curso, que pudessem indicar os motivos da escolha do curso e as afinidades destes com a profissão de professor de Educação Física. O texto apresenta elementos teóricos sobre as narrativas (auto)biográficas enquanto metodologia de pesquisa e de formação, descreve a trajetória e estratégias adotadas no processo das aulas-pesquisa e implementação da proposta, aponta alguns resultados encontrados sobre os estudantes participantes e sobre o processo em si como possibilidade pedagógica para uma prática significativa de formação de futuros professores.

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Biografia do Autor

Marcelo Silva da Silva, Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral

Doutor em Educação pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do curso de licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Litoral.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

SILVA, M. S. da. Reflexões sobre uma experiência pedagógica a partir das narrativas (auto)biográficas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 874–888, 2020. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n14.p874-888. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6495. Acesso em: 22 dez. 2024.