Narrativas de experiências na não-binaridade: discutindo gênero, identidades e diferenças

Autores

  • Neilton dos Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p504-520

Palavras-chave:

gênero, não-binaridade de gênero, identidades, diferenças, narrativas

Resumo

O artigo, baseado em uma pesquisa de mestrado em educação, tem como objetivo discutir questões relacionadas a gênero, binaridade e não-binaridade de gênero, identidades e diferenças, a partir de excertos das narrativas de três jovens que se identificam como pessoas não-binárias, construídas a partir de entrevistas-narrativas durante os anos de 2016 e 2017. Com as narrativas selecionadas, analisa-se como os sujeitos vão construindo identidades e diferenças, tendo como parâmetros os mecanismos instituídos pelas normas binárias de gênero; como os sujeitos expressam em seus corpos a identificação e a diferenciação em relação à matriz de inteligibilidade binária de gênero; e, por fim, as experiências de desconforto e violências experienciadas pelos sujeitos, que negociam seus modos de ser, agir, sentir e pensar na relação com outros.

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Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa: Currículo, cultura e diferença. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Université Lille 1 - France. Membro do Grupelho (Grupo de estudos e ações em Filosofia e Educação - UFMG) e do GEPEnBio (Grupo de estudos e e pesquisas em Ensino de Biologia - UFRRJ). Pesquisa no enlace entre Educação, Gênero e Diferença.

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (UFJF), Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF, na linha de pesquisa "Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores". Foi professor no Ensino Fundamental durante 13 anos. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (GESED) (cadastrado no CNPq). Interesses atuais de estudo/pesquisa: educação, sexualidades e relações de gênero; pedagogias culturais de gênero e sexualidade; formação docente (inicial e continuada), sexualidades e relações de gênero; discursos religiosos e sexualidades; diversidades; estudos foucaultianos e estudos pós-críticos em educação.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

DOS REIS, N.; CASTRO, R. P. de. Narrativas de experiências na não-binaridade: discutindo gênero, identidades e diferenças. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 504–520, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p504-520. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5979. Acesso em: 22 dez. 2024.