A interface sujeito-agência no campo curricular: que contribuições das pesquisas (auto)biográficas?

Autores

  • Natália Rodrigues Mendes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p714-728

Palavras-chave:

Agência, Sujeito, Currículo, Estudos (auto)biográficos.

Resumo

Considerando a intensificação da inserção dos estudos narrativos e/ou (auto)biográficos no campo do currículo, nos últimos anos, o objetivo deste texto é refletir sobre a articulação sujeito-agência, nos estudos do campo curricular, a partir das contribuições teórico-metodológicas das pesquisas (auto)biográficas. Nosso interesse em compreender os processos de subjetivação em contextos de formação, nos faz apostar nesta abordagem como um campo profícuo para pensar a complexa relação entre sujeito e estrutura, na leitura política do social. Trata-se de reconhecer a potencialidade analítica das narrativas (auto)biográficas, na compreensão da agência para além do par binário resistência e sujeição, hegemonicamente mobilizado nas análises do campo educacional, como polos dicotômicos e excludentes. Em diálogo com autores como Judith Butler (2014), Gert Biesta (2013) Christine Delory-Momberger (2011a; 2011b; 2012; 2014; 2016; 2017) e Saba Mahmood (2005; 2006), apostamos teoricamente no entendimento de que “tornar-se sujeito” ou produzir subjetividades políticas depende diretamente da regulação e, portanto, os meios que garantem a subordinação dos sujeitos são os mesmos que possibilitam a rebeldia ou o deslocamento em relação a essa sujeição.

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Biografia do Autor

Natália Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela UFRJ, mestre em Antropologia pela UFF e professora de História da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular de Currículo da UFRJ, bolsista de produtividade do CNPq, Cientista de Nosso Estado /FAPERJ, professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de pós-graduação dessa mesma instituição (PPGE/UFRJ), professora do Programa de Pós-Graduação - ProfHistória , coordenadora do Laboratório d Núcleo de Estudos de Currículos da UFRJ (LaNEC) e do Grupo de Estudos Currículo Conhecimento e Ensino de História (GECCEH), atualmente ocupa o cargo de direção da Faculdade de Educação da UFRJ.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

MENDES, N. R.; GABRIEL, C. T. A interface sujeito-agência no campo curricular: que contribuições das pesquisas (auto)biográficas?. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 714–728, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p714-728. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5948. Acesso em: 13 nov. 2024.