A educação na fronteira entre Brasil e Paraguai: narrativas (auto) biográficas de um fronteiriço

Autores

  • Rodrigo Rocha da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Orlando Moreira Junior Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1110-1124

Palavras-chave:

(Auto)Biografia, Memória, Histórias de Vida

Resumo

A educação na fronteira tem sido objeto de debate e pesquisas, nas últimas décadas, principalmente a partir do início do século XX. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objeto de estudo a educação escolar na fronteira Brasil-Paraguai, especificamente na Escola Estadual Guimarães Rosa, situada no município de Sete Quedas, MS, com o objetivo de compreender as dificuldades enfrentadas pelos “brasiguaios”, em seus processos de escolarização e decorrentes da pluralidade cultural daquele espaço. Metodologicamente, pretende-se levantar e analisar as concepções teóricas e metodológicas da educação na fronteira, bem como descrever as singularidades e generalidades encontradas nas histórias de vida de fronteiriços, por meio da trajetória escolar narrada (auto)biograficamente pelo pesquisador e por cinco sujeitos. Para tanto, foram realizados questionários de levantamento do perfil dos sujeitos, entrevistas, produção de memorial de formação do pesquisador e análise documental e bibliográfica, tendo como fontes textos que tratam da temática e dados estatísticos oficiais. Como resultado, foi possível identificar a complexidade de fatores que influenciam a educação escolar na fronteira e os desafios existentes nessa realidade escolar.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rocha da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor na rede estadual de ensino de Campo Grande, MS.

Orlando Moreira Junior, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Líder do Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo, Território e Região (GEFRONTTER).

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

DA SILVA, R. R.; MOREIRA JUNIOR, O. A educação na fronteira entre Brasil e Paraguai: narrativas (auto) biográficas de um fronteiriço. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1110–1124, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1110-1124. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5894. Acesso em: 21 dez. 2024.