Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679

Palavras-chave:

Percursos (auto)biográficos. Participação feminina na História da Educação Matemática. Colégio Técnico da UFMG. História Oral. Gênero.

Resumo

Este artigo focaliza o percurso (auto)biográfico da professora Tânia Lima Ayer de Noronha, docente de Matemática no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (Coltec-UFMG), no período de 1979 a 2002. Esse percurso é estudado a partir de uma investigação anterior que usou a metodologia da História Oral. A fonte principal do estudo é a entrevista da própria Tânia, mas também foram usados documentos escritos e depoimentos de outros entrevistados. Uma discussão sobre a História Oral, uma contextualização do Coltec e a motivação para o estudo são apresentadas, seguidas por destaques do trabalho da professora na escola. Buscou-se enfatizar a forte relação entre a atuação da professora e as características da instituição escolar focalizada, bem como considerar o papel desempenhado por Tânia, vinculando-o à repercussão de questões de gênero. O relacionamento com alunos e colegas e a postura de Tânia resultaram no estabelecimento de uma imagem feminina e maternal da professora. O texto é concluído com considerações sobre o percurso de Tânia, à luz da perspectiva de gênero, que estabelece um contraste entre a justificativa da caracterização de homens e mulheres a partir de diferenças sexuais e a construção socio-histórica da feminilidade e da masculinidade.

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Biografia do Autor

Kelly Maria de Campo Fornero Abreu de Lima Melillo, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais

PDoutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Setor de Matemática do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Grupo de Pesquisa: História Oral e Educação Matemática (GHOEM). 

Maria Laura Magalhães Gomes, Departamento de Matemática e Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq. Professora Titular do Departamento de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Grupo de Pesquisa: História Oral e Educação Matemática (GHOEM).

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

MELILLO, K. M. de C. F. A. de L.; MAGALHÃES GOMES, M. L. Tânia Lima Ayer de Noronha e sua trajetória no Colégio Técnico da UFMG. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 662–679, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p662-679. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5786. Acesso em: 28 mar. 2024.