Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais

Autores

  • Ana Claudia Molina Zaqueu-Xavier Professora Substituta do Instituto Federal de São Paulo/ Campus Araraquara
  • Fernanda Malinosky Coelho da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033

Palavras-chave:

Narrativas, Autobiografia, Subjetivação, Formação,

Resumo

Discutir a mobilização de memoriais na formação de professores (de Matemática) é o objetivo deste artigo. Para isso, será apresentada uma introdução sobre as narrativas autobiográficas para que, na sequência, possa ser justificada a opção pela terminologia “memorial de formação” e explicitada uma compreensão sobre como os memoriais podem se comportar quando inseridos em processos formativos. No que se segue, será apresentada uma possibilidade para o uso dos memoriais nas disciplinas de Tendências em Educação Matemática I e II e Funções Elementares, em um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e o movimento analítico ocorreu a partir da leitura e do estudo dos memoriais produzidos no âmbito das disciplinas citadas e dos questionários avaliativos respondidos pelos alunos, ao final de cada uma delas. Com isso, foi possível observar que essa modalidade de escrita, em que o sujeito se coloca como autor, narrador e ator da história, é potente para a formação. O memorial, ao estimular o movimento de rememorar e narrar, permitiu que o sujeito ressignificasse suas vivências e se aproximasse de seu processo de tornar-se o que se é. Além disso, eles se constituíram como espaços outros para a reflexão sobre a/na ação docente.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Molina Zaqueu-Xavier, Professora Substituta do Instituto Federal de São Paulo/ Campus Araraquara

Doutora em Educação Matemática (Unesp/Campus Rio Claro). Professora da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica. Membro do grupo de pesquisa História Oral Educação Matemática (Ghoem).

Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática (Unesp/Campus Rio Claro). Professora do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Campo Grande. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença (GEduMaD).

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Publicado

2019-12-26

Como Citar

ZAQUEU-XAVIER, A. C. M.; ROSA, F. M. C. da. Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 1020–1033, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734. Acesso em: 21 dez. 2024.