Explorando o conceito de ideologia: uma tentativa de aproximação entre Hermenêutica de Profundidade e História Oral
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n10.p141-160Palavras-chave:
Hermenêutica de Profundidade, História Oral, Educação Matemática, IdeologiaResumo
A intenção desse texto é considerar as possibilidades e potencialidades de articular dois referenciais teórico-metodológicos específicos – a Hermenêutica de Profundidade (HP) e a História Oral (HO), focando particularmente o conceito de ideologia. A HP, que se volta à análise de formas simbólicas das mais variadas, tem sido mobilizada mais frequentemente em pesquisas relacionadas à análise de materiais escritos, como livros didáticos. Entretanto, o objetivo deste artigo é apresentar considerações sobre como – sob quais parâmetros – a HP poderia ser mobilizada para análise das textualizações/narrativas criadas segundo a metodologia da História Oral. Concluindo o texto, apresentamos um exercício da mobilização da HP, ressaltando o conceito de ideologia, realizado visando a atribuir sentido às Licenciaturas de Ciências – Habilitação em Matemática, ocorridas em regime parcelado no estado do Mato Grosso do Sul.
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