Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo

Autores

  • Roberta Jardim Coube IEPIC (Instituto Professor Ismael Coutinho) UFF (Universidade Federal Fluminense)
  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534

Palavras-chave:

Educação Física. Currículo. Corpo

Resumo

Este texto é um exercício de sentir, pensar e agir modos outros de lidar com a pesquisa na educação. Valemo-nos da abordagem de pesquisa narrativa, na perspectiva bakhtiniana, procurando colocar-nos em posição de escuta, compreendendo o sentido do enunciado articulado à vida. Trazemos as narrativas de si de alunos do ensino médio de um colégio federal do Rio de Janeiro sobre suas experiências nas aulas de Educação Física. O gênero que se sobressaiu em suas enunciações foi a história em quadrinhos (HQs) em que os sujeitos falam sobre momentos marcantes vividos nas aulas desta disciplina. O que evidenciou a importância de estabelecer uma relação entre (inter)corporeidades e currículo escolar e a necessidade de repensar o ensino médio. O conceito de currículo oculto, segundo Jurjo Torres, relacionado às enunciações dos sujeitos coautores dessa pesquisa produziram  narrativas e imagens inscritas em seus corpos – aqui entendidos como cronotopos e diálogos a partir de apropriações bakhtinianas de Susan Petrilli e Augusto Ponzio. As narrativas de si são potentes por exortarem uma pedagogia da escuta, possibilitando que narradores e escutadores se (trans)formem, realizando concretamente uma epistemologia outra da formação trazida pelas abordagens de histórias de vida e formação.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

COUBE, R. J.; HENRIQUES, E. M. de O. Imagens dos corpos inscritas nas narrativas de alunos do ensino médio: as (inter)corporeidades e o currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 520–534, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n6.p520-534. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3862. Acesso em: 16 nov. 2024.