Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor

Autores

  • Maria Rita Barbosa de Sousa Universidade Federal do Piauí-UFPI- Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação. http://orcid.org/0000-0002-8259-0766 http://orcid.org/0000-0002-8259-0766
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí-UFPI- Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767

Palavras-chave:

Prática Docente Exitosa, Educação Profissional, Saber Técnico, Saber Pedagógico.

Resumo

O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Piauí-UFPI- Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2016). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC). Atualmente é Técnica Administrativa no Cargo de Pedagoga da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lotada no Colégio Técnico de Teresina (CTT) onde implantou e executa o Serviço de Orientação Pedagógica (S.O.P) e Coordena a Unidade de Apoio Pedagógico, como também é Membro do Programa de Assistência Estudantil do Colégio Técnico de Teresina (P.A.E). Tem experiência na área de Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental como Docente em escolas da rede particular e na área de Gestão do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Cursos de Agropecuária, Informática, Enfermagem e Ensino Médio.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí-UFPI- Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor A ssociado, Nível I da Universidade Federal do Piauí , lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Foi Pró-Reitora de Extensão no período (2008/2013). ´E Membro do Comitê de Ética (CEP) ; Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC; Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Básica, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Integral, Ensino, Pesquisa e Extensão, Didática do Ensino Superior, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Referências

AZEREDO, Genival Alves de. Escolas técnicas vinculadas às universidades federais: uma breve história. In: MOLL, Jaqueline. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 207-219.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 35- 60.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p. 89-108.

BRANCO, Julinete Vieira Castelo. Entre trilhas e veredas. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2010.

BRASIL. Ministério de Estado da Agricultura, Indústria e Comércio. Diário Oficial da União - Seção 1 - 25/7/1918, Página 9728. (Publicação Original)

______. Ministério da Educação. Relatório Geral 1982 da COAGRI. Brasília, DF: MEC, 1982.

______. Ministério da Educação. (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Documento Final, Brasília-DF, abril de 2009.

______. Documento Orientador para superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, DF: MEC, SETEC 2014. Disponível em: <http://www.ifto.edu.br/portal/docs/proen/doc_orientador_evasao_retencao_setec.pdf>.Acesso em: 16 mai. 2016.

CARDOSO, Aliana Anghinoni; PINO, Mauro Augusto Burkert Del; DORNELES, Caroline Lacerda. Os saberes profissionais dos professores na perspectiva de Tardif e Gauthier: contribuições para o campo de pesquisa sobre os saberes docentes no Brasil. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, ANPEd SUL – A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/668/556>. Acesso em: 02 abr. 2016.

CUNHA, Maria Isabel da. Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 31-46, 1996.

DEWES, João Osvaldo. Amostragem em bola de neve e respondent-drivensampling: uma descrição dos métodos. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel em Estatística) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária 10. São Paulo: Universidade de São Paulo; Pró-Reitoria de Graduação, setembro de 2009.

FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília, DF: Líber Livro Editora, 2008.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2006.

GONÇALVES, Harryson Júnior Lessa. Das escolas de aprendizes artífices à Reforma Capanema. Revista Iluminart, ano V, n. 10, p. 25-41, jun. 2013.

HAAS, Celia Maria et al. O sentido do diálogo na prática educativa In: PETEROSSI, Helena Gemignani; MENESES, João Gualberto de Carvalho. (Coords.). Revisitando o saber e o fazer docente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. p. 17-42.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes

Editores, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SOBRAL, Francisco José M. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, MEC, SETEC, v. 2, n. 2, p. 79-95, nov. 2009.

TARDIF, Maurice, Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, 2002.

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do. A aprendizagem na educação de crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Como Citar

BARBOSA DE SOUSA, M. R.; CARVALHO MOURA, M. da G. Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 751–767, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845. Acesso em: 25 abr. 2024.