Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor

Autores

  • Maria Rita Barbosa de Sousa Universidade Federal do Piauí-UFPI- Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação. http://orcid.org/0000-0002-8259-0766 http://orcid.org/0000-0002-8259-0766
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí-UFPI- Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767

Palavras-chave:

Prática Docente Exitosa, Educação Profissional, Saber Técnico, Saber Pedagógico.

Resumo

O texto estrutura-se a partir das narrativas de professores com formação em Agronomia e Medicina Veterinária, em efetivo exercício da docência, no Curso Técnico em Agropecuária, um dos cursos do Colégio investigado identificado com práticas exitosas. O objetivo é analisar os saberes técnico e pedagógico dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão da prática docente exitosa na educação profissional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa. Os dados empíricos foram organizados em categorias, com base em Bardin (2011), e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012; 2015). Os resultados revelam que a prática docente exitosa, no contexto semântico da Educação Profissional, se desenvolve em espaço favorável com instrumentos diversificados, propiciando a interação teórico-prática e despertando o interesse e a participação dos estudantes. Conclui-se que a prática aliada à teoria contribui para a realização de atividades docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Rita Barbosa de Sousa, Universidade Federal do Piauí-UFPI- Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Especialista em Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2016). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC). Atualmente é Técnica Administrativa no Cargo de Pedagoga da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lotada no Colégio Técnico de Teresina (CTT) onde implantou e executa o Serviço de Orientação Pedagógica (S.O.P) e Coordena a Unidade de Apoio Pedagógico, como também é Membro do Programa de Assistência Estudantil do Colégio Técnico de Teresina (P.A.E). Tem experiência na área de Educação Básica: Educação Infantil e Ensino Fundamental como Docente em escolas da rede particular e na área de Gestão do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico dos Cursos de Agropecuária, Informática, Enfermagem e Ensino Médio.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí-UFPI- Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação.

Graduada em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1987); Especialização em Educação, área de concentração Pesquisa Educacional pela Universidade Federal do Piauí (1990); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Classe de Professor A ssociado, Nível I da Universidade Federal do Piauí , lotada no Centro de Ciências da Educação/Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. É Professora Permanente do Programa de Mestrado em Educação (UFPI/CCE /DMTE/PPGEd). Foi Pró-Reitora de Extensão no período (2008/2013). ´E Membro do Comitê de Ética (CEP) ; Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC; Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Básica, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Integral, Ensino, Pesquisa e Extensão, Didática do Ensino Superior, Currículo e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2019-06-20

Como Citar

BARBOSA DE SOUSA, M. R.; CARVALHO MOURA, M. da G. Interface entre o saber técnico e o saber pedagógico: percepções na narrativa do professor. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 751–767, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p751-767. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3845. Acesso em: 22 dez. 2024.