REFLEXÕES EM TORNO DE UMA FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO TEATRAL

Autores

  • Maria Flor Dias
  • Carla Pires Antunes

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p57-74

Palavras-chave:

Animação Teatral. Animador Teatral, Formação, Estudos Performativos

Resumo

O presente texto reúne um conjunto de reflexões elaboradas em torno da experiência do primeiro ano de implementação do Mestrado de Animação Teatral do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Debruça-se sobre a estrutura curricular deste curso, de modo particular sobre aquela que é por excelência a sua unidade curricular eixo, Estudos Performativos. O texto problematiza as questões fundamentais que orientaram o travejamento conteudinal dos Estudos Performativos e o modo como nesta unidade de conhecimento se procurou articular preocupações epistemológicas e de ensino e aprendizagem e, simultaneamente, responder às necessidades inerentes à heterogeneidade do público alvo, no que se refere à sua formação inicial, aos diferentes sentidos e graus de literacia e fruição teatral. Finalmente, reflete sobre os blocos conteudinais da unidade curricular que melhor ilustram o sentido de pesquisa teatral que a desconstrução e o uso do conceito de performance nos permitiram convocar no contexto de formação.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

DIAS, M. F.; ANTUNES, C. P. REFLEXÕES EM TORNO DE UMA FORMAÇÃO EM ANIMAÇÃO TEATRAL. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 57–74, 2017. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2017.v2.n4.p57-74. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3599. Acesso em: 18 nov. 2024.