Automedialidade e ressonância para a formação de si de jovens na universidade: ateliê com blogs reflexivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1132

Palavras-chave:

Automedialidade, Dispositivos de pesquisa-formação, Jovens universitários(as), Ressonância, Formação de si

Resumo

Neste artigo, apresentamos um dispositivo de pesquisa-formação com indícios de automedialidade e com narrativas partilhadas, seus pressupostos teórico-metodológicos e alguns efeitos de ressonância para a formação de si de jovens estudantes da universidade. Tal dispositivo foi realizado com um grupo de jovens estudantes de Pedagogia, em uma universidade pública federal, no âmbito de uma pesquisa maior, que trata dos desafios enfrentados pelos(as) jovens para se construírem como estudantes na vida universitária. Desse modo, o procedimento fundamenta-se nos referenciais teóricos e metodológicos da automedialidade, conforme Christine Delory-Momberger e Jean-Claude Bourguignon, e da pesquisa (auto)biográfica, de acordo com Christine Delory-Momberger, Maria Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza. Como resultado, pode-se identificar que a participação dos(as) jovens no dispositivo permite práticas de si com efeitos de ressonância, tendo em vista a formação de si. Conclui-se que a partir dos gestos automediais, pela produção de blogs e/ou vídeos, articulados aos processos de reflexividade sobre tais gestos, com as narrativas de si individuais e partilhadas, contribui-se para a compreensão dos desafios enfrentados por esses(as) jovens para se construírem como estudantes, para o fortalecimento dos sentimentos de pertencimento e de autoria em relação às diferentes dimensões da vida universitária.

 

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Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Centro de Educação - UFAL

Professora Doutora Associada do Centro de Educação - UFAL, líder do grupo de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação, integrante do Collège Internacional de Recherche Biographique (CIRBE - Université Paris 13) e da rede REPERES (Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber-UFS).

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

REIS, R. Automedialidade e ressonância para a formação de si de jovens na universidade: ateliê com blogs reflexivos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1132, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/17260. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Automedialidades: práticas (auto)formativas de criação estética