Fragmentos (auto)biográficos na arte contemporânea: nos entre vãos da invenção de si
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1137Palavras-chave:
Arte, Pesquisa (Auto)biográfica, Constituição de siResumo
Este texto tem como tema elementos autobiográficos em uma obra de arte contemporânea de Adriana Varejão. Interessa-nos os fragmentos narrativos que evocam a escrita de si por meio da obra de arte. Assim, o objetivo é realizar uma leitura dos processos de autonarrar, escrita de si e heterobiografização que envolvem o diálogo entre uma obra de arte da artista citada, o mundo e novas perspectivas para se pensar a (auto)biografia. A pesquisa é atravessada por duas linhas verticais. A primeira consiste na complexidade que atravessa a relação entre (auto)biografia e processos formativos. A segunda linha baseia-se nos movimentos e resquícios e intimidade, de autobiografia que constituem as obras de arte de algumas mulheres artistas contemporâneas brasileiras, assim como as críticas coletivas e sociais que a partir delas se pode evocar. Em sua dimensão produtora de sentidos, a narrativa anuncia os movimentos de constituição do humano em sua singularidade e, ao mesmo tempo, expressão social. Trata-se, pois, dos contágios entre arte e vida, na qual podemos incluir as práticas pedagógicas e a própria produção de conhecimento.
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