Educadores marcantes: ressonâncias na constituição da identidade docente de um professor de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1122

Palavras-chave:

Retrato Sociológico, Identidade profissional, Professor de Física

Resumo

No presente artigo discute-se os resultados de um estudo que teve como objetivo investigar aspectos da constituição da identidade docente de um professor de Física, a partir da construção de um retrato sociológico e de uma análise disposicional. Foram realizadas duas sessões de entrevistas biográficas, cada uma com um foco específico: uma acerca da trajetória do professor nos diferentes contextos formativos e a outra prioritariamente biográfica. Nos resultados apresentamos o retrato sociológico do professor organizado a partir dos eixos: socialização familiar, experiências escolares potencializadoras, caminhos que levam para o ensino e práticas profissionais. Em seu patrimônio disposicional a disposição à busca pelo conhecimento se mostrou muito significativa, destacando experiências de formação familiar e escolarização que trazem, de forma bastante decisiva, a importância dos educadores no desenvolvimento de relações significativas com o conhecimento, com a Física e com a docência. Cabe ressaltar que esses educadores não são somente professores com os quais teve contato em sua escolarização, mas também os próprios familiares que tiveram um decisivo papel no desenvolvimento de sua disposição. Conclui-se que todos esses educadores deixaram marcas na forma de disposições que, no caso aqui analisado, implicaram em uma relação intima com o conhecimento e com a docência.

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Biografia do Autor

Wilson Elmer Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá (2011). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC), vinculado ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Educação e os principais temas de interesse são: Ensino de Ciências, Ensino de Física, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores de Ciências.

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ciências (modalidade: Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo(USP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Também é professora e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).

Helena Lara Barros de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2023-06-05

Como Citar

NASCIMENTO, W. E.; MIRANDA, C. L.; SOUZA, H. L. B. de . Educadores marcantes: ressonâncias na constituição da identidade docente de um professor de Física. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1122, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1122. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16855. Acesso em: 22 dez. 2024.