A compreensão e constituição do ser professora a partir de narrativas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1124

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Pesquisa Autobiográfica, Ser professora, Histórias que nos constituem

Resumo

As reflexões tecidas neste artigo são resultantes de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como uma das autoras, pesquisadora-participante, tem se constituído professora bem como identificar suas concepções de ser professora. Trata-se de uma investigação qualitativa autobiográfica seguindo o caminho teórico-metodológico da Pesquisa Narrativa. Buscamos socializar a compreensão da pesquisadora-participante sobre o que é ser professora e sobre como ela tem se constituído professora sendo moldada pelas experiências vividas em diferentes paisagens. Para isso, a pesquisadora-participante reconstituiu a partir de alguns instrumentos de pesquisa, com a escrita autobiográfica e a caixa de memórias, experiências marcantes de ser aluna e professora por meio das narrativas que compõem nosso enredo de investigação. Amparada pelo conceito de histórias que nos constituem, um termo narrativo para compreender as identidades profissionais docentes, suas histórias levaram a pesquisadora-participante a compreender que ela tem se constituído professora nas e pelas experiências que viveu na sua vida escolar, durante a graduação em Letras e na relação na relação que estabeleceu com suas professoras.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Parolini Borges Durante, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto,  licenciada em Letras Inglês e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, com foco na constituição das identidades docentes e na pesquisa narrativa. É doutoranda em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Atua como farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba-MG.

Valeska Virgínia Soares Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Linguística, foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-doutora em pesquisa narrativa e jogos no processo de ensino e aprendizagem. É professora do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2023-06-04

Como Citar

DURANTE, A. C. P. B. .; SOUZA, V. V. S. . A compreensão e constituição do ser professora a partir de narrativas educacionais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1124, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1124. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/16815. Acesso em: 22 dez. 2024.