Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação.
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1107Palavras-chave:
Narrativas autobiográficas, Ensino Remoto emergencial, Docência UniversitáriaResumo
Nesta narrativa autobiográfica são relatadas e analisadas vivências singulares de uma professora universitária durante o Ensino Remoto, concebido como alternativa emergencial frente à pandemia do Coronavírus para que as atividades formativas tivessem continuidade. A partir de um olhar crítico para a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, a autora descreve sua participação em alguns dos momentos decisórios institucionais sobre o modo como as aulas teriam continuidade. Além disso, a autora, ao narrar suas memórias e práticas, apresenta sua vivência docente durante o período de adaptação do ensino presencial ao remoto, valendo-se de dados de pesquisa em ensino, por ela desenvolvida, para analisar os dilemas vivenciados durante a disciplina virtual e as avaliações dos estudantes sobre a experiência dessa formação não presencial. Assim, analisa que pensar criticamente a técnica e nossa relação com ela é fundamental para que possamos rever nossas práticas pedagógicas no retorno às aulas presenciais, de modo a explorar as múltiplas possibilidades didáticas de integração das tecnologias contemporâneas nas salas de aula universitárias de forma crítica e coletiva.
Downloads
Referências
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2. ed. Tradução: Zuleide Alves Cardoso Cavalcanti e Denise Maria Gurgel Lavallée; revisão científica: Maria da Conceição Passeggi e Márcio Venício Barbosa. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. 167 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto alunos conectados, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/alunosconectados Acesso em: 31 ago. 2022.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2019 [livro eletrônico]. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em: 31 ago. 2022.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018 [livro eletrônico]. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/12225320191028-tic_dom_2018_livro_eletronico.pdf Acesso em: 22 ago. 2022.
FEENBERG, Andrew. Transformar la tecnología. Una nueva visita a la teoría crítica. Bernal, Editorial: Universidad Nacional de Quilmes, 2012. 312 p. (Colección Ciencia, Tecnología y Sociedad).
FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Araújo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da Solidariedade, 2ª Ed., São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2000.
FREITAS, Denise; GALVÃO, Cecília. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciências & Cognição, v.12, p. 219-233, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v12/v12a21.pdf Acesso em: 03 jul. 2022.
HODGES, Charles et. alli. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, p. 1-12, jun. 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17/16 Acesso em: 31 ago. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA,
António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010, p. 59-79.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. NORONHA, Jovita M. G (org). Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
SANTOS, Yuri Andrei Batista; TORGA, Vânia Lúcia Menezes. Autobiografia e (res)significação. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 119–144, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42467 Acesso em: 31 ago. 2022.
VIEIRA-PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 2005.