A concepção e o fim de uma escola inovadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1125

Palavras-chave:

Escolas inovadoras, Inovação educacional, Projeto Âncora

Resumo

A construção deste ensaio se apoia no discurso de diversos agentes escolares e na utilização de documentos institucionais para narrar a origem, o desenvolvimento e o fim da Escola Projeto Âncora. Apresento os bastidores, esforços e percalços para a criação de uma escola com práticas educacionais inovadoras que, após enfrentar sérios problemas financeiros, chegou ao fim no ano de 2020. Por fim, reflito sobre os obstáculos que uma instituição escolar pode enfrentar em seus intentos de inovação.

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Biografia do Autor

Fernando Gomes de Oliveira Tavares, Universidade de São Paulo

Doutorando em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Participa do grupo de pesquisa do Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional (Ceunir). Bolsista pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Pesquisador-articulador do programa global Escolas 2030

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

TAVARES, F. G. de O. A concepção e o fim de uma escola inovadora. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1125, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/13628. Acesso em: 22 dez. 2024.