Identidades da educação física no cotidiano escolar: narrativas autobiográficas entre os espaços praticados e lugares ocupados por um componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1146

Palavras-chave:

Educação Física; Currículo; Educação Básica; Professores; Identidades

Resumo

Objetiva analisar como um grupo de professores de Educação Física (EF) justifica a presença e permanência desse componente no currículo escolar, a luz das disputas que se colocam em torno dele e dos outros componentes. De natureza qualitativa, trabalha com narrativas autobiográficas do tipo investigação formação. Os sujeitos foram 14 professores de EF da educação básica. As identidades da EF são definidas pelas práticas e discursos produzidos pelos professores desse componente curricular e, ao mesmo tempo, pela maneira como imaginam que ele é visto por outras áreas. Eles demarcam tal construção justificando a EF pela diferença, pela igualdade e pela diferença e igualdade com as outras disciplinas. Na medida em que se nota a diferença da EF, é possível contribuir para que o projeto de escolarização seja repensado, já que apresentamos a importância do trabalho com diferentes linguagens em uma perspectiva que visa a problematizar e compreender a hierarquização dos saberes escolares.

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Biografia do Autor

Matheus Lima Frossard, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Ufes. Possui graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Ufes (2014). Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - Proteoria.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo, membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física – Proteoria. 

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do curso de Educação Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria) da UFES.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

FROSSARD, M. L.; GAMA, J. C. F.; PAULA, S. C. de; DOS SANTOS, W. Identidades da educação física no cotidiano escolar: narrativas autobiográficas entre os espaços praticados e lugares ocupados por um componente curricular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 8, n. 23, p. e1146, 2023. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1146. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10348. Acesso em: 2 maio. 2024.