Anotações para um manual de cinema e caligrafia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p171

Palavras-chave:

Filme. Documentário. China. Pequim. Brasil. Adaptação. Imitação. Cópia. Transcriação. Canção. Modelo narrativo. Transcultural. Coutinho. Método de criação.

Resumo

Neste artigo “Anotações para um manual de cinema e caligrafia” a autora, cineasta e tradutora, traz uma apresentação reflexiva acerca do processo criativo do filme “Canções em Pequim”, realizado entre maio de 2016 e maio de 2017, e da dissertação “A produção de documentários entre culturas”, requisitos para obtenção do título de mestre em direção de cinema junto ao Departamento de Direção da Academia de Cinema de Pequim. Partindo de uma apresentação dos princípios do processo criativo do filme, apontam-se alguns elementos do filme e da pesquisa com potencial de serem aprofundados futuramente, visando dar continuidade à elaboração de um conhecimento original sobre as relações entre cinema, caligrafia e pintura e sobre as relações criativas que podemos estabelecer entre o Brasil e a China.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena de Moura Barba, Universidade de São Paulo - USP

Bacharelado e Licenciatura em Letras com Habilitação nas áreas de Português e Chinês pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Direção e Criação de Filme de Longa Metragem e Documentário na Academia de Cinema de Pequim.

Publicado

2024-10-07

Como Citar

BARBA, M. de M. Anotações para um manual de cinema e caligrafia. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras - UNEB, v. 14, n. 1, p. 171–189, 2024. DOI: 10.30620/pdi.v14n1.p171. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/v14n1p171. Acesso em: 21 dez. 2024.