Anotações para um manual de cinema e caligrafia
DOI:
https://doi.org/10.30620/pdi.v14n1.p171Palavras-chave:
Filme. Documentário. China. Pequim. Brasil. Adaptação. Imitação. Cópia. Transcriação. Canção. Modelo narrativo. Transcultural. Coutinho. Método de criação.Resumo
Neste artigo “Anotações para um manual de cinema e caligrafia” a autora, cineasta e tradutora, traz uma apresentação reflexiva acerca do processo criativo do filme “Canções em Pequim”, realizado entre maio de 2016 e maio de 2017, e da dissertação “A produção de documentários entre culturas”, requisitos para obtenção do título de mestre em direção de cinema junto ao Departamento de Direção da Academia de Cinema de Pequim. Partindo de uma apresentação dos princípios do processo criativo do filme, apontam-se alguns elementos do filme e da pesquisa com potencial de serem aprofundados futuramente, visando dar continuidade à elaboração de um conhecimento original sobre as relações entre cinema, caligrafia e pintura e sobre as relações criativas que podemos estabelecer entre o Brasil e a China.
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