A Linguística Aplicada e o Papel do Professor Reflexivo como Pesquisador em Sala de Aula

Autores

  • Romar Souza Dias

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palavras-chave:

Linguística aplicada. Professor reflexivo. Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Pretende-se neste trabalho discutir Linguística Aplicada como uma disciplina (in) disciplinar, transdisciplinar e mediadora, que trás para o centro das discussões questões relacionadas à prática docente reflexiva dos professores da rede pública de ensino. Pesquisadores em Educação e Linguística Aplicada refletem sobre estudos que questionam o tradicional; que quebram fronteiras linguísticas. Pennycook (2001) diz que uma das características da LA contemporânea é o envolvimento em uma reflexão contínua sobre si mesma.  O professor precisa pensar o seu método de ensino, deve ser um professor pesquisador e reflexivo para que sua prática seja de transformação e relevância social.  Quando o docente apresenta uma competência profissional, teórica e prática, passa a refletir mais conscientemente sobre o seu próprio processo de ensino (ALMEIDA FILHO, 2007) e apresenta alternativas para o entendimento da sociedade, quebrando paradigmas hegemônicos e redescrevendo a vida social e novas formas de conhecê-la (MOITA LOPES, 1996).

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Biografia do Autor

Romar Souza Dias

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

DIAS, R. S. A Linguística Aplicada e o Papel do Professor Reflexivo como Pesquisador em Sala de Aula. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/896. Acesso em: 17 jul. 2024.