A Estética e a Ecologia em Frans Krajcberg
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25pPalavras-chave:
Frans Krajcberg. Grito. Arte. Ecologia.Resumo
Enfatiza as relações entre o pensamento e o engajamento ecológico de Frans Krajcberg e sua poética artística, verificadas mediante a aproximação da perspectiva curatorial do artista, na mostra “Grito: Ano Mundial da Árvore”, realizada na Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes – Rodin Bahia, no período de 7 de abril a 17 de julho de 2011, na cidade de Salvador. O percurso construtivo deste artigo perpassa pelo conjunto de obras selecionadas pelo artista para composição do projeto expográfico, pontuando a representatividade do recorte apresentado para a compreensão do processo criativo de Krajcberg ao longo de décadas. Discorre acerca da relevância de suas ideias, que desde a década de 1950 exacerba as possibilidades construtivas de uma nova visualidade, comprometida politicamente com a questão ambiental, e que, ao adentrar a segunda década do século XXI, permanece inovadora, criando estratégias simbólicas e metafóricas de comunicação com o interator, apropriando-se de múltiplas técnicas para renovação de discursos imagéticos que ratifiquem e reverberem o seu grito em favor da Vida. A dialética de sua obra e vida provoca contundentes reflexões, estabelecendo neste texto interfaces sutis com autores como Fritjof Capra, Edgar Morin, Paulo Freire, Fausto Azevedo, dentre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
NUNESMAIA, M. P. A Estética e a Ecologia em Frans Krajcberg. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/894. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.