Estratégias para o uso de predição de evasão no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.18892Palavras-chave:
Evasão, Universidade, Ensino Superior, Mineração de Dados Educacionais, Atores InstitucionaisResumo
Diversos estudos que buscam identificar técnicas e práticas mais adequadas e eficazes para compreender os fatores que levam à desistência de alunos têm se fundamentado no uso de tecnologias para aprimorar a análise de dados e processar um maior volume de informações. Este estudo tem como objetivo identificar boas práticas voltadas ao suporte de alunos em risco de evasão, detectados de forma precoce por meio de técnicas de mineração de dados. Para alcançar esse propósito, foram mapeados os principais atores institucionais que podem utilizar esses dados para implementar estratégias de apoio aos estudantes identificados como em situação de risco. O mapeamento foi realizado com base na estrutura de uma universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para cada ator identificado, foram definidos os canais mais adequados para o recebimento dos dados e as principais ações a serem desenvolvidas em sua área de atuação. Ao final do estudo, questionários foram aplicados aos próprios atores institucionais, os quais avaliaram as sugestões apresentadas, indicando o nível de relevância e aplicabilidade das propostas.
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