ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Ação afirmativa privada em educação, Diversidade de cor/raça e gênero, Inclusão, permanência e evasãoResumo
O acesso à educação superior como instrumento de construção de equidade, protagonismo e mobilidade social de grupos historicamente excluídos levando em consideração recortes de cor/raça e de gênero, em uma instituição privada de ensino superior configurando um projeto de ação afirmativa de natureza privada e efeito público é o objeto da presente pesquisa. A percepção do momento histórico do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS, a precedência da sua iniciativa em relação aos programas de governo e a aliança construída com o Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE, grupo social específico, são aspectos que merecem um olhar analítico que identifique as múltiplas possibilidades e potencialidades da experiência que se encontra em andamento no espaço acadêmico da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se propõe a identificar aspectos do perfil da(o) estudante bolsista do programa de inclusão social para negras(os) desse Centro Universitário que possam contribuir para a compreensão das peculiaridades de sua permanência ou evasão, mediante análise documental da totalidade de ingressos no ano letivo de 2004. O caminho metodológico escolhido parte do registro de ingressos, tendo como categorias de análise os perfis individual, acadêmico e social, os índices de permanência e evasão, com o objetivo de identificar dados que possam vir a fortalecer o debate da temática acesso/permanência em programas de ações afirmativas voltados para este público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
RODRIGUES RIBEIRO, S. M.; SANANTOS JULLIO, A. L. dos; CONCEIÇÃO DA SILVA PESSOA DE LIRA, L.; CAMPOS DE OLIVEIRA DIAS, L.; BOEHLER, G.; PORTO FRAJADO, S. ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.