Os Games e o Ensino de História: uma reflexão sobre possibilidades de novas práticas educativas

Auteurs-es

  • Filomena Maria Gonçalves Moita

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p

Mots-clés :

Games. Aprendizagem. Ensino de História.

Résumé

Na atualidade, a tecnologia domina todos os espaços, desde os públicos até os privados (caixas eletrônicos, TV digital, celulares, MP3, palms etc.). Além desses artefatos, há os games, que possibilitam simulação, movimento e efeitos sonoros em sua utilização corriqueira, uma interação com uma nova linguagem, oriunda do surgimento e do desenvolvimento das tecnologias digitais, da transformação do computador em aparato de comunicação e da convergência das mídias, proporcionando novas formas de sentir, pensar, agir e interagir. Elementos integrantes da vida de crianças, jovens e adultos, os games começam a ser demandados pelo professor de História, visto que alguns temas de suas aulas sofrem intervenção dos alunos, com base nas experiências vivenciadas no seu cotidiano, nas trocas nas LANs, nas conversas com seus amigos. Este texto tem como objetivo refletir sobre o papel dos games e a cultura juvenil contemporânea e sobre as possibilidades de incorporá-la à prática do professor de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Filomena Maria Gonçalves Moita

Doutora em Educação. Área de concentração: Educação, Comunicação e Cultura. Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Membro da Rede Brasileira de Jogos e Educação e da Comunidade Científica de
Língua Portuguesa de Videojogos.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-22

Comment citer

MOITA, F. M. G. Os Games e o Ensino de História: uma reflexão sobre possibilidades de novas práticas educativas. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/872. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático