ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DO ALTO CRISTALINO DE SALVADOR, BAHIA

Auteurs-es

  • Sérgio Augusto de Morais Nascimento
  • Johildo Salomão Figueiredo Barbosa

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Mots-clés :

Potenciometria, Hidrogeologia, Sistema aquífero de Salvador

Résumé

O estudo sobre a morfologia do embasamento cristalino da parte alta da cidade de Salvador mostrou que o mesmo não é homogêneo, visto que apresenta altitudes diferenciadas em relação ao nível do mar, com quatro blocos bem distintos, limitados por falhas como a do Iguatemi e fraturamento transversal que passa pelo vale do Terminal Rodoviário de Salvador. O bloco situado à noroeste apresenta a maior altitude, sendo responsável pelas nascentes dos maiores rios que drenam Salvador, destacando-se o Camarujipe, o Pituaçu e o Jaguaripe. Nesse bloco encontram-se os mais altos valores potenciométricos do lençol freático cujo fluxo subterrâneo segue para leste e sul em direção ao Oceano Atlântico e para norte, em direção à bacia do rio Ipitanga. Devido à sua constituição textural predominantemente areno-argilosa, a presença das coberturas regolíticas e sedimentar sobre o embasamento cristalino fissural contribui muito com as taxas de recargas que são relativamente altas nessa região de clima úmido e chuvoso. Essas coberturas constituídas pelo regolito, sedimentos da Formação Barreiras e pelos cordões arenosos litorâneos têm a capacidade de armazenar e transmitir água para o embasamento fissural devido a sua permeabilidade e porosidade efetiva. Assim, essas coberturas funcionam como reservatórios temporários do embasamento cristalino principalmente em zonas com maior densidade de fraturamento. De um modo geral, a vazão média dos poços tubulares na região é da ordem de 4,0 m3/h, podendo oscilar estatisticamente entre 3,2 e 4,8 m3/h, considerando um de intervalo de confiança de 95%, variando muito pouco entre os sistemas aquíferos constituídos pelas coberturas e o embasamento cristalino fissural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sérgio Augusto de Morais Nascimento

Geólogo (UFBA). Mestre em Geociências na área de Geoquímica de Exploração Mineral. Doutor em Geologia. Professor Associado I do Departamento de Geologia e Geofísica Aplicada (Instituto de Geociências/UFBA). Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente - NEHMA (IGEO/UFBA).

Johildo Salomão Figueiredo Barbosa

Geólogo (UFBA). Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Geociências na área de Petrologia e Geotectônica. Professor Titular lotado no Departamento de Geoquímica do Instituto de Geociências (UFBA). Pesquisador do CNPq. Coordenador do Núcleo de Geologia Básica - NGB (Instituto de Geociências/UFBA).

Téléchargements

Publié-e

2020-08-07

Comment citer

MORAIS NASCIMENTO, S. A. de; FIGUEIREDO BARBOSA, J. S. ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS DO ALTO CRISTALINO DE SALVADOR, BAHIA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8. Acesso em: 30 juin. 2024.