ALFABETIZAÇÃO: saberes e práticas
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.104-121Mots-clés :
Alfabetização. Saberes docentes. Formação de professores.Résumé
O presente artigo propõe uma reflexão acerca dos saberes docentes necessários a prática pedagógica dos professores alfabetizadores. Compreende-se a ação de ler e escrever como elementos fundamentais, que possibilitam ao indivíduo que adquire os conhecimentos da língua oral e escrita à participação social. Portanto, a aquisição da leitura e da escrita implica na possibilidade desenvolver a cidadania, nesse sentido, Entende-se que o professor alfabetizador é um profissional que necessita de saberes variados para orientar o seu trabalho em diferentes situações, do cotidiano escolar. Partindo do pressuposto que a pesquisa no mestrado profissional é colaborativa, escolhemos o grupo focal como possibilidade de pesquisar formando. Assim, participaram de oito encontros do grupo focal cinco professoras alfabetizadoras do município de Porto Seguro, Bahia. Os dados demonstram que os saberes docentes são formados por um conjunto relativamente coerente de saberes oriundos da formação profissional, de saberes disciplinares, curriculares e experienciais. Esses saberes possibilitam ao docente o desenvolvimento de uma prática diferenciada, mobilizando distintas teorias, metodologias e habilidades a fim de estabelecer o enfrentamento às problemáticas do processo de ensino aprendizagem nas classes de alfabetização. Por fim, entendemos as possibilidades da pesquisa qualitativa como pesquisa formação, contribuindo diretamente na formação e na prática alfabetizadora das colaboradoras.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.