O Poder Argumentativo da Mídia como o Input na Moldação do Pathos Discursivo: Reflexões sobre os Atos Ilocutórios e sua Força Persuasiva na Revista Boa Forma

Autores/as

  • FABIANA ANDRADE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palabras clave:

Elite simbólica, Ethos, Moldamento, Revista Boa Forma, Identidade

Resumen

Este trabalho investiga a presença de atos ilocutórios, representados explícita e/ou implicitamente não só por verbos, mas por locuções verbais e/ou expressões equivalentes, na matéria principal da Revista Boa Forma, referente ao ano 26, edição 291 de abril de 2011, analisando possíveis conotações que o ethos intenciona atribuir aos mesmos. Para a consecução desta pesquisa, foi utilizado o método qualitativo pautando-se na interpretação e na análise de dados, permitindo concluir que, objetivando despertar em seu pathos determinados sentimentos que o levam a desejar e a imitar um determinado padrão de corpo instituído como o digno de ser mimetizado, o discurso midiático serve-se de determinadas expressões verbais persuasivas eminentemente imperativas.

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Biografía del autor/a

FABIANA ANDRADE SANTOS

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia,
Campus XX, Brumado e discente do Mestrado de Letras/Programa Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

SANTOS, F. A. O Poder Argumentativo da Mídia como o Input na Moldação do Pathos Discursivo: Reflexões sobre os Atos Ilocutórios e sua Força Persuasiva na Revista Boa Forma. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/893. Acesso em: 16 jul. 2024.