Edegard Gomes, Escritor Utile et Dulce

Autores/as

  • Ricardo Tupiniquim Ramos

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25p

Palabras clave:

Edegard Gomes. Teoria e escritura do conto.

Resumen

Neste artigo, apresentamos a edição corrente de dois textos inéditos do escritor e jornalista carioca Edegard Gomes. O primeiro trata teoricamente do conto, explorando-lhe a estrutura e a temática e comparando-o às vezes com o romance, outras, com a novela, e parece ter sido construído a partir das reflexões pessoais e da prática do autor, como contista, e de uma série de citações indiretas, de autores diversos, constantes no seu final; como, contudo, não se enquadra na estrutura de nenhum gênero textual teórico circulante na academia, podemos considerá-lo notas teóricas. O segundo é um metaconto, ou seja, um conto sobre o conto, em que o autor se utiliza do primeiro texto, o de caráter teórico, como base. A partir da apresentação dos dois textos, verificamos como o metaconto é construído a partir do texto teórico, não apenas em seu conteúdo textual, mas, sobretudo, nos elementos de sua estrutura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Tupiniquim Ramos

Licenciado em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), Mestre e Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor-Assistente do Departamento de Ciências Humanas do Campus VI (Caetité) da UNEB.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

RAMOS, R. T. Edegard Gomes, Escritor Utile et Dulce. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/887. Acesso em: 17 jul. 2024.