Avaliação das Condições de Comercialização e Frequência de Consumo de Caldo de Cana pela População de Salvador-BA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25pPalabras clave:
Caldo de cana. Comida de rua. Segurança alimentarResumen
O caldo de cana ou garapa é uma bebida consumida in natura, muito energética, de sabor doce e refrescante, sendo comercializada por vendedores ambulantes em Salvador, os garapeiros, que comercializam a bebida em distintos pontos de venda. O presente estudo teve como objetivo avaliar as condições do comércio de caldo de cana e a frequência de consumo pela população de Salvador-BA, por meio de entrevistas com 30 vendedores e de observações visuais dos pontos de venda, em 17 bairros do município de Salvador.
Foram aplicados 286 questionários de administração direta, com os consumidores e não consumidores do caldo de cana residentes em Salvador. A maioria dos garapeiros era do sexo masculino; na faixa etária entre 41 a 50 anos de idade; com o 1º grau incompleto; renda mensal familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Evidenciou-se que a maioria dos consumidores era do sexo feminino; com faixa etária entre 19 e 30 anos de idade; com ensino superior incompleto e renda mensal familiar acima de dois salários mínimos.
Consideraram como critérios principais para a compra do caldo de cana as condições higiênico-sanitárias adequadas, o sabor e o preço acessível do produto. Grande parte dos participantes disse saber o significado
de segurança alimentar e não saber o valor nutricional do caldo de cana. Os que alegaram não consumir o caldo justificaram principalmente as péssimas condições higiênicas do comércio. As pesquisas neste enfoque relacionado à segurança alimentar devem ser estimuladas, em virtude da necessidade de melhoria das condições higiênico-sanitárias no comercio informal de alimentos de rua.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.