Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25pPalabras clave:
Mundos virtuais. MMORPGs. Textualidade. Produção de sentido.Resumen
O objetivo do presente artigo é verificar como se dão as particularidades na dinâmica de produção de texto - este sentido interpretado como artefato cultural como uma função de significação - em ambientes virtuais multiusuário, híbridos entre as dinâmicas das ferramentas de interação social e dos jogos eletrônicos, que promovem uma estrutura de interação síncrona entre seus usuários - ambientes conhecidos comumente como mundos virtuais ou MMORPGs. Partindo da hipótese de que apesar de existir uma narrativa linear, como a que é encontrada em vários jogos eletrônicos single player - desenhados para uma experiência entre usuário e computador - , tais ambientes apresentam-na como apenas um dos fatores que trabalham para que haja uma produção de significado no contato entre usuários e mundo - dando vazão também ao fato de que as experiências entre usuário, e não só entre usuário e texto, são portadores de um potencial de criação textual que não pode ser menosprezado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-08-22
Cómo citar
FALCÃO, T. Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/867. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.