2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalabras clave:
Ações Afirmativas, Racismo, Educação, UniversidadeResumen
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através de decisão do seu Conselho Universitário, implantou em 2002, o sistema de cotas para candidatos negros concorrentes aos seus cursos de graduação e pós-graduação. O presente texto, além de um pequeno histórico sobre o funcionamento institucional do sistema e suas características, informa sobre a inclusão das cotas para as populações indígenas, em 2007. Deu-se destaque ao fornecimento e análise de alguns dados informativos sobre o primeiro ano de implantação do sistema. Com base em dados apresentados pela Cooperativa de Vestibular da UNEB/COPEVE, refletiu-se sobre a composição e singularidades dos estudantes negros ingressos, bem como analisou-se o desempenho que os mesmo obtiveram no primeiro ano. O texto apresenta reflexões sobre o conceito de ações afirmativas, bem como, aborda aspectos críticos relacionados às desigualdades raciais presentes no ensino superior brasileiro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-07
Cómo citar
MATTOS, W. R. 2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.