EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.116-133

Palabras clave:

Síndrome de Down, Vivência Estética, Arte na Educação Especial

Resumen

O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as práticas realizadas nas aulas de arte, no contexto da educação especial, com vistas à construção de um olhar sensível, sob o ponto de vista da experiência estética, sobre as atividades artísticas desenvolvidas para pessoas com deficiência intelectual, aqui apresentado como um indivíduo com Síndrome de Down. O trabalho foca a experiência desenvolvida em sala de aula e apresenta como base teórica as pesquisas de L. S. Vigotski, em especial a apresentada na obra A Psicologia da Arte (1999). Neste artigo, a narrativa do desenvolvimento da atividade prática vem precedida de considerações a respeito da experiência estética no contexto escolar. Tais considerações são pertinentes para corroborar com entendimento dos efeitos da produção artística no desenvolvimento humano, tal como mencionado por Vigotski (1999). Para o autor, a produção artística interfere na organização psíquica do indivíduo, possibilitando a cada um a elevação da condição do ser simplista para o gênero humano universal. A análise da atividade revelou que os alunos com Síndrome de Down têm condições de se apropriarem dos elementos estéticos e transformá-los em aprendizado, desenvolvendo as suas funções psicológicas superiores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celi Corrêa Neres, Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. ORCID: 0000-0001-9864-2180. E-mail: celi@uems.br

Ana Paula Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Especial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UEMS. ORCID: 0000-0002-1550-7037E-mail: lua_anarte@hotmail.com

Publicado

2020-06-28

Cómo citar

NERES, C. C.; NOGUEIRA, A. P. EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 1, p. 116–133, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.116-133. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6118. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático

Artículos más leídos del mismo autor/a