Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana

Autores/as

  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58

Palabras clave:

Inserção social, econômica e educacional, Educação de jovens e adultos, Cidadania.

Resumen

Este artigo tem como problemática a análise da questão da inserção social, econômica e educacional dos participantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, destacando os impactos evidenciados na formação e atuação de dezenas de professores e professoras que ingressaram no Programa e já estão atuando profissionalmente junto à sua comunidade de origem. Entendemos que a inserção social expressa o compromisso e a responsabilidade da pós-graduação com a ciência e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se espelha na investigação bibliográfica e análise documental, para consolidar as informações e os dados obtidos durante o processo. Os fundamentos teóricos apontam para a colaboração de autores como Gadotti (2000), Minayo (2008), Freire (1996), dentre outros. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o Programa faz um processo seletivo que contempla a entrada de discentes de várias regiões do Estado da Bahia, das três redes de ensino: municipal, estadual e federal. Os profissionais ao terminarem o curso no âmbito do mestrado, já estão atuando junto às suas instituições de origem, impactando a vida social, econômica e educacional dessas localidades interioranas, servindo de referência para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, com Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, organização, tecnologia e políticas públicas em educação.

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia.

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado em Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB) - Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação, Autobiografia e Políticas Públicas.

Publicado

2017-08-29

Cómo citar

AMORIM, A.; DANTAS, T. R. Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 46–58, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057. Acesso em: 16 jul. 2024.