Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58Palabras clave:
Inserção social, econômica e educacional, Educação de jovens e adultos, Cidadania.Resumen
Este artigo tem como problemática a análise da questão da inserção social, econômica e educacional dos participantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia, destacando os impactos evidenciados na formação e atuação de dezenas de professores e professoras que ingressaram no Programa e já estão atuando profissionalmente junto à sua comunidade de origem. Entendemos que a inserção social expressa o compromisso e a responsabilidade da pós-graduação com a ciência e a sociedade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se espelha na investigação bibliográfica e análise documental, para consolidar as informações e os dados obtidos durante o processo. Os fundamentos teóricos apontam para a colaboração de autores como Gadotti (2000), Minayo (2008), Freire (1996), dentre outros. Entre os principais resultados obtidos, destacamos que o Programa faz um processo seletivo que contempla a entrada de discentes de várias regiões do Estado da Bahia, das três redes de ensino: municipal, estadual e federal. Os profissionais ao terminarem o curso no âmbito do mestrado, já estão atuando junto às suas instituições de origem, impactando a vida social, econômica e educacional dessas localidades interioranas, servindo de referência para a melhoria da qualidade do ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-08-29
Cómo citar
AMORIM, A.; DANTAS, T. R. Inserção Socioeconômica e Educacional do Programa de Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos-Eja junto à Comunidade Baiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 46–58, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.46-58. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.