A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45Palabras clave:
Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes.Resumen
O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.