A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo

Autores/as

  • ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES Universidade Federal do Maranhão
  • VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45

Palabras clave:

Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes.

Resumen

O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Publicado

2017-08-29

Cómo citar

NUNES, A. D. A. C.; FERNANDES, V. M. D. C. A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 29–45, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056. Acesso em: 22 nov. 2024.