A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão

Autores/as

  • Orestes Zivieri Neto Universidade Federal de Rondônia
  • Alaísie Ferreira Passos

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25p

Palabras clave:

Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumen

Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orestes Zivieri Neto, Universidade Federal de Rondônia

Doutorado em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Educação, Faculdade de Educação e Ciências Administrativas de Vilhena (2002). Graduado em Pedagogia (1983) e em Ciências com Habilitação em Matemática (1982). Professor Adjunto DE da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Formação de Professores e processo de ensino e aprendizagem em matemática.

Cómo citar

NETO, O. Z.; PASSOS, A. F. A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos/Ensaios