A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25pPalabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.Resumen
O presente texto resulta de uma pesquisa concluída de Mestrado Profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste texto, buscamos historicizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação brasileira, considerando as vigências das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde a década de 60, do século passado, até a LDB em vigor. O campo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que oferta cursos do Programa de Integração da Educação Profissional (EP) ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O período pesquisado foi de 2006 a 2015, dialogando com professores e gestores do Programa em duas etapas. Os achados da pesquisa revelaram que os professores e gestores do Programa, no IFBA -, reforçaram algumas impressões e aspirações iniciais da pesquisa. A principal impressão foi que, após dez anos de existência da EJA, através do PROEJA nesse Instituto, ainda é preciso ter um olhar e uma atenção maior para compreender o Programa e avaliar suas práticas de gestão no enfrentamento das dificuldades gerais do Programa na Rede Federal e as particularidades do próprio IFBA. É necessário que o PROEJA ocupe seu lugar institucional e permaneça, efetivamente, na pauta cotidiana do Instituto e da Rede Federal. Ao mesmo tempo, foi claramente identificado um desejo de “acertar”; desejo que não resolve as dificuldades, mas, como ponto de partida, reflete na disposição de reflexão–ação no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Educação brasileira. Fortalecer o PROEJA contribui para a conclusão da Educação Básica de mais de 60 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não a concluíram e estão sem qualificação para o trabalho, de acordo com dados do Censo de 2010.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.