A NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO: REPRESENTAÇÕES SOBRE O CORPO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalabras clave:
Educação Física, Padrão de beleza, Identificação, Representação, Corpos negrosResumen
Estudo de um grupo de estudantes de escola pública, cujo foco está na relação entre o ensino da Educação Física e a corporeidade negra. Para analisar o papel do ensino da Educação Física na construção de uma identificação corporal dos estudantes adolescentes negros, buscamos pesquisar quem são e o que pensam esses sujeitos e como determinadas marcas históricas se fazem presentes na sua auto-imagem corporal. Sendo a Educação Física a disciplina escolar que trata do corpo, isso nos levou a pensar que, da forma como ela vem sendo ministrada, provavelmente não contempla a corporeidade negra. A pesquisa empírica foi desenvolvida sob uma perspectiva multirreferencial em cinco escolas públicas da cidade de Salvador. Este trabalho aponta que existe um desconhecimento por parte dos professores sobre as especificidades da cultura negra que envolvem os estudantes negros, que são a maioria nas escolas públicas, o que os leva ao distanciamento da disciplina. Outro dado importante é a afirmação da negritude pelos estudantes que dialogam com as múltiplas identidades ao desenvolverem uma estética híbrida, em que a cor negra é um atributo de beleza.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-08-07
Cómo citar
GUEDES DE MATTOS, I. A NEGAÇÃO DO CORPO NEGRO: REPRESENTAÇÕES SOBRE O CORPO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Resumos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.