IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14100Palabras clave:
Feminismos, Gênero, Educação Profissional e TecnológicaResumen
Este artigo tem como propósito tecer considerações sobre o projeto de pesquisa em desenvolvimento “A robô IFgênia: potencializando o acesso, a permanência e o êxito das estudantes de Mecatrônica no Câmpus Avançado Novo Hamburgo”, que tem como objetivo criar estratégias de divulgação do curso Técnico de Mecatrônica ofertado pelo Câmpus Avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se da hipótese de que a forma de divulgação do curso influencia o número de estudantes que o procuram e, deste modo, reproduz assimetrias de gênero, as quais ampliam as dificuldades e reduzem as possibilidades de acesso das mulheres à formação profissional e tecnológica. O percurso da pesquisa é marcado pelo estudo de perspectivas teóricas e práticas capazes de fundamentar a ampliação do ingresso de estudantes mulheres e de qualificar seus espaços no curso Técnico em Mecatrônica. Por isso, justifica-se a importância da construção, com suporte de um projeto mecatrônico, de uma robô, chamada IFgênia – planejada com características que rompem com os estereótipos que hoje fazem o curso de domínio predominantemente masculino - para divulgar o processo seletivo do curso em escolas públicas. A metodologia adotada, diante da complexidade do objeto a ser conhecido, ampara-se na pesquisa teórica e aplicada, de análise documental e bibliográfica. O resultado esperado é, por meio da análise das relações de gênero no curso Técnico em Mecatrônica e de suas implicações na identidade do curso, ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da participação das mulheres no âmbito do IFSul.
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