Ficção e Memória Educacional Brasileira em “O Ateneu”
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25pKeywords:
Ficção. Brasil. Memória educacional. O Ateneu.Abstract
N’“O Ateneu”, Raul Pompeia constrói ficcionalmente o universo da educação em meados do século XIX, montando um grande quadro de impressões passadas da vida do protagonista Sérgio e apresentando a organização da cultura educacional em seus métodos, acervo e conteúdos.
À medida que o personagem conta o seu drama para equilibrar-se num ambiente hostil e violento, o texto detalha o modo de trabalho dos professores e a sua maneira de avaliação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.