NARRATIVAS Y MEMORIA SOCIAL: una aproximación desde el currículo currere
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.150-163Keywords:
Conflicto armado colombiano, Currículo currere, Memoria social, Narrativas.Abstract
El presente trabajo esboza los resultados de una investigación en que pretendió abordar el proceso de enseñanza de la historia reciente, desde una perspectiva de diálogo entre las narrativas y la memoria social en el desarrollo de un currículo en “recorrido” trayendo a escena el relato del estudiante como protagonista del proceso de construcción del currículo. Se exponen puntos principales sobre el currículo escolar colombiano y como los estudiantes narran la forma en que conciben el conflicto armado del país. La narrativa estimulada en el aula, se desarrolla por medio de los aportes de currículo como currere, la experiencia como elemento generador de situaciones, es un elemento característico del proceso. Se considera este tipo de trabajos como un aporte que enriquece el campo educativo y los estudios que se realizan en esta perspectiva, además de contribuir reflexiones y anhelos que realizan los estudiantes sobre su proceso formador.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.