A Pós-Graduação e a Internacionalização da Educação Superior: tendências e problemas - o lugar da ANPEd
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.10-26Keywords:
Internacionalização, Pós-Graduação, Anped.Abstract
O artigo tem como objetivo mapear as iniciativas recentes da ANPED no debate sobre internacionalização na pesquisa e na pós-graduação em educação. Para isto apresenta o contexto de desafios referentes às condições de financiamento da política educacional brasileira, considerando o contexto do Novo Regime Fiscal definido pela EC 95/2016. Problematiza o sentido do conceito de internacionalização e os dilemas entre um processo horizontal e solidário e um processo competitivo. Este conjunto de questões contextuais permite situar a questão da internacionalização da pós-graduação em educação a partir de quatro âmbitos e problemas: o consumo da produção científica, o diálogo com a produção mundial, a divulgação da pesquisa e a produção cooperativa/solidária. As ações da ANPED no âmbito do diálogo com outras associações internacionais e os necessários diálogos internos ao contexto brasileiro são o ponto de chegada do artigo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.