Steven Universo

as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811

Keywords:

Narrativas Audiovisuais Contemporâneas, Steven Universo, Psicanálise e Educação, Subjetividade e Saberes

Abstract

A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samuel Possidonio de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Psicólogo Bacharel e Licenciado (FTC - 2015; 2017)

Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC-UNEB, 2021)
Especialista em Neuropsicologia (UNIFTC, 2021)

Aluno do curso de Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial (UNIAMÉRICA)

Aluno do Curso de Especialização em Psicopedagogia (UNIAMÉRICA)

Atua na educação e na psicologia clínica

ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1169-9470

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

outora e Pós-Doutora em Educação; Mestre em Letras e Linguística; Especialista em Gramática e Texto e em Psicanálise; Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas Literaturas. Atualmente professora Titular DE do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, coordenando a pesquisa CONSTITUIÇÃO DE LEITORES. Atuei no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (2016-2018) e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA (2016-2018). Atuei no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia (2010 - 2016), na condição de bolsista FNDE.Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias GPELCH e vice-líder do grupo de pesquisa Formacceinfnacia, Linguagens e EJA FORINLEJA - DEDC I- UNEB. Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras).Membro da Pesquisa Interinstitucional Cacimba de HIstórias, coordenado por Luciene Sousa Santos - UEFS. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, enleituramento, leitura, contação de histórias, escrita, análise de discursos, gamificação, formação de professores de língua portuguesa e inglesa. Escritora de livros e artigos acadêmicos e textos literários. http://orcid.org/0000-0003-1165-8265 https://www.researchgate.net/profile/Rosemary_De_Oliveira

References

BAUMAN, Zygmunt: Modernidade líquida. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt: O Mal-estar da pós-modernidade. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 1998.

BETTELHEIM, Bruno: A psicanálise dos contos de fadas. 32ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

BRASIL: Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria da Educação, Brasília, DF, 2000, 109p. Disponível em: < https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/bases-legais.pdf>. Acessado em 01 Set 2019

BRASIL: Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação, Brasília, DF, 1997, 79p. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acessado em 01 set 2019.

CAMPBELL, Joseph: O herói de mil faces. 10ª ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2013.

COELHO, Betty: Contar histórias: uma arte sem idade. 10. ed. São Paulo: Ática, 2004.

CORSO, Diana. L.; CORSO, Mário: A psicanálise na terra do nunca. Porto Alegre: Penso, 2011.

CORSO, Diana. L.; CORSO, Mário: Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix: O que é a filosofia. 3ª ed. São Paulo: Editora 34. 2010.

FANDOM, Steven Universo Wiki: Página Inicial. Disponível em: < https://stevenuniverso.fandom.com/pt-br/wiki/Steven_Universo_Wiki> Acesso 5 Jun 2019

FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol 14. Rio de Janeiro: Imago. 1917[1915]. 2006a.

FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol 19. Rio de Janeiro: Imago. [1923]. 2006b.

FREUD, Sigmund: O Mal Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago Editora. 1974.

FREUD, Sigmund: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol 15. Rio de Janeiro: Imago. [1915]. 2006c.

FREUD, Sigmund: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol 17. Rio de Janeiro: Imago. [1905] 2006d.

GANCHO, Cândida Virales: Como Analisar Narrativas. São Paulo: Editora Ática, 2012

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely: Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.

LACAN, Jacques: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1998.

LACAN, Jacques: Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LARROSA BONDÍA, Jorge: Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org): O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

LO BIANCO, Anna C.: Sobre as bases dos procedimentos investigativos em psicanálise. Psico-USF. 2003, v. 8, p. 115-123. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pusf/a/tymM3zrH3ymjQfb9mnHbxHn/?format=pdf&lang=pt >. Acessado em 10 Out 2019

MANSANO, Sonia R. V.: Sujeito, subjetividade e modos de subjetivação na contemporaneidade. Revista de Psicologia da Unesp. 2009, v. 8, p 110-117. Disponível em: < https://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/946 >. Acessado em 10 Nov 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Sobre a doença. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acessado em 10 Mar 2021.

MIRANDA, Orlando: Tio Patinhas e os mitos da comunicação. São Paulo: Summus, 1978.

NAPOLITANO, Marcos: Como Usar o Cinema na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2003.

PASSONE, Eric. F: FRACASSO NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA ABORDAGEM PELO DISCURSO PSICANALÍTICO. Revista Educação e Sociedade. 2014, v. 35, p. 275-291.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v35n126/16.pdf > Acessado em 11 Mar 2020.

PEREIRA, Marcelo R.: O nome atual do mal-estar docente. Belo Horizonte: Fino Traço. 2016.

RIVEIRA, Tania: Cinema, Imagem e Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

SÁ-SILVA, Jackson R.; ALMEIDA, Cristóvão D.; GUINDANI; Joel F.: Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2009, v. 1, p. 1-15. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf >. Acessado em 15 Jan 2019.

SUGAR, R.: Guide to the Crystal Gems. New York: Cartoon network Books/Penguin Young Readers Group-Penguin Random House LLC, 2015.

WIKIPEDIA, A enciclopédia livre: Steven Universe. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Steven_Universe>. Acesso 15 Jun 2019

Published

2022-10-24

How to Cite

SOUZA, S. P. de; OLIVEIRA, R. L. de. Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811. Acesso em: 22 nov. 2024.