Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443Keywords:
Produto cultural, Infâncias, Linguagens híbridas, EducaçãoAbstract
O presente estudo busca analisar de que maneira o curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, produzido a partir de múltiplas linguagens, pode provocar o leitor infantil a recriar sua realidade, constituindo-se importante elemento humanizador e produtor de subjetividade. Para tanto, serão tomadas as concepções sobre aprendizagem (VIGOTSKI, 1996), linguagem (VIGOTSKI, 1996, DIONÍSIO; VASCONCELOS; SOUZA, 2014), multiletramentos (ROJO, 2013), matrizes de linguagem (SANTAELLA, 2005), cultura visual (HEYWOOD; SANDYWELL, 1999), interação, formação de conceitos (VIGOTSKI, 1996) e processo de subjetivação (GUATTARI, 2005) que sustentarão a discussão proposta neste artigo. Com base nesses conceitos, apresentamos a análise desse produto cultural híbrido para, então, refletirmos sobre seu potencial como produtor da subjetividade pelo leitor infantil e suas possibilidades para a educação.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. O fio e a trama: as crianças nas malhas do poder. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 25-44, jan./jul. 2000.
DIONÍSIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de; SOUZA, Maria Medianeira de. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
FOSTER, Hal. (Ed.) Vision and visuality (p. IX – XIV) New York: The New Press, 1998.
GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
HEYWOOD, Ian; SANDYWELL, Barry. Interpreting visual culture: explorations in the hermeneutics of vision. Londres: Rotledge, 1999.
HERNÁNDEZ, Fernando. ¿De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual?. Educação & Realidade, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 9-34, jul./dez. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12413.
JOYCE, William; OLDENBURG, Brandon (Dir). Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs.
OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico (sic.). São Paulo: Scipione, 1997.
ROJO, Roxane. Cenários futuros para as escolas. In: Cadernos Educação no século XXI – Multiletramentos (v. 3). São Paulo: Fundação telefônica. 2013.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, 2003.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.