O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96

Palavras-chave:

Funções Logarítmicas, GeoGebra, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didática

Resumo

Diante das dificuldades encontradas, ao longo do processo de ensino da disciplina Introdução à Matemática, houve a necessidade de se repensar sobre a práxis pedagógica e quais os entraves encontrados nesse processo de apropriação do conhecimento matemático. Este trabalho, fruto da pesquisa de mestrado, ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esse estudo teve como objetivo analisar como o GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Como resposta a esse objetivo, houve a necessidade da construção, aplicação e análise de sequências didáticas com o uso desse software. A metodologia utilizada, de caráter qualitativa, consistiu em algumas etapas. Primeiro, realizou-se uma entrevista guiada com quatro grupos focais, a qual forneceu subsídios para elaboração de uma sequência didática, referendada
pela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau. Nesta sequência foi aplicada com o grupo de alunos e posteriormente analisada. Para as análises de todo o processo, desde a aplicação até os resultados obtidos, utilizou-se da Engenharia Didática. Os resultados da análise da aplicação dessa sequência didática e o questionário respondido pelos discentes sugerem que o uso do GeoGebra contribuiu de forma significativa para o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Dessa forma, a escolha da TSD e o uso do GeoGebra
não se resume à uma técnica para corroborar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas é ampliada pela necessidade de formar cidadãos conscientes no seu papel como atores transformadores da sociedade, onde a reflexão e o pensamento crítico seja o objetivo final.

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Biografia do Autor

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Ciência da Educação (UFBA). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC). Especialização em Educação e Tecnologia da Informação (UFBA). Graduação em Física pela UFBA. Grupo de Pesquisa: Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Modelagens de Sistemas Sociais - DCETM UNEB/CNPq. ORCID: 0000-0003-1170-3644. E-mail: mtuliop@gmail.com

André Ricardo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação Matemática (PUC/SP). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (UNEB). Bacharel em Informática (UCSal). Grupo de Pesquisa: Tecnologias Inteligentes e Educação - TECINTED UNEB/CNPq. ORCID: 0000-0001-9600-0918. E-mail: andrerm@gmail.com

Karine Socorro Pugas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Mestra em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Camaçari. Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias, Difusão do Conhecimento e Modelagens de Sistemas Sociais - DCETM UNEB/CNPq. ORCID: 0000-0001-8538-6640. E-mail:helppugas@gmail.com

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

PINHEIRO, M. T. de F.; MAGALHÃES, A. R.; SILVA, K. S. P. da. O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 78–96, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático