O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96Palavras-chave:
Funções Logarítmicas, GeoGebra, Engenharia Didática, Teoria das Situações DidáticaResumo
Diante das dificuldades encontradas, ao longo do processo de ensino da disciplina Introdução à Matemática, houve a necessidade de se repensar sobre a práxis pedagógica e quais os entraves encontrados nesse processo de apropriação do conhecimento matemático. Este trabalho, fruto da pesquisa de mestrado, ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esse estudo teve como objetivo analisar como o GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Como resposta a esse objetivo, houve a necessidade da construção, aplicação e análise de sequências didáticas com o uso desse software. A metodologia utilizada, de caráter qualitativa, consistiu em algumas etapas. Primeiro, realizou-se uma entrevista guiada com quatro grupos focais, a qual forneceu subsídios para elaboração de uma sequência didática, referendada
pela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau. Nesta sequência foi aplicada com o grupo de alunos e posteriormente analisada. Para as análises de todo o processo, desde a aplicação até os resultados obtidos, utilizou-se da Engenharia Didática. Os resultados da análise da aplicação dessa sequência didática e o questionário respondido pelos discentes sugerem que o uso do GeoGebra contribuiu de forma significativa para o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Dessa forma, a escolha da TSD e o uso do GeoGebra
não se resume à uma técnica para corroborar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas é ampliada pela necessidade de formar cidadãos conscientes no seu papel como atores transformadores da sociedade, onde a reflexão e o pensamento crítico seja o objetivo final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.